14 de abril de 2014

Miriam Pereira solta a língua!

A Miriam Maria Pereira é professora de Língua Portuguesa do 8º e 9º ano do Colégio Sílvio Gonzalez, uma escola aqui na cidade de São Paulo. Ela é formada em Letras e pós-graduada em Práticas e Vertentes da Língua Portuguesa. Legal né?

Mais legal ainda é que a Miriam leu com os seus alunos o livro Meu Pai não mora mais aqui, do autor Caio Riter, e teve uma experiência muito legal em sala de aula.

Convidamos a Miriam para contar essa história pra gente!

Há alguns anos um pensamento chamou minha atenção: “capacidade de maravilhamento com uma rima, com uma construção de frase, com a beleza que as palavras, muitas vezes recriadas ou usadas num sentido não literal, podem propiciar”.

Fiquei pensando, depois de ler a obra na qual me deparei com o pensamento acima, e percebi outra coisa que ficou bem claro: eu também teria que ser uma apaixonada pela leitura, e com isso conseguiria ajudar alguns alunos a se transformarem em leitores.  Aprendi com esse meu colega até então distante, e ao mesmo tempo tão próximo, e com outras obras que conheci no decorrer desses anos.

Então resolvi indicar o livro “Meu pai não mora mais aqui” para o 8º ano no primeiro semestre de 2013 e, para a minha surpresa, eles começaram a ler e a elogiar o livro. Nossa, estranhei, afinal na maioria das vezes eles só reclamam das minhas escolhas, e essa estava sendo diferente.

De repente, descobri o motivo pelo qual essa leitura estava sendo diferente: recebemos a visita do autor do livro, Caio Riter, e ele confirmou a beleza da PALAVRA que encantou a todos, assim como o seu livro.

E nos mostrou como é prazeroso ter uma “Profissão de Fé”, isso mesmo, pois somente uma pessoa que acredita no que faz é capaz de proporcionar elogios de adolescentes que muitas vezes só fazem da leitura uma obrigação, e não um prazer.

Tivemos um momento de carinho e aprendizado e desejamos que as suas obras continuem sendo lapidadas com dedicação e conduzindo os jovens pelo caminho da LEITURA.

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

2 respostas para “Miriam Pereira solta a língua!”

  1. André Luiz disse:

    Que lindo isso :)
    Curti bastante o “Eu e o Silêncio do meu pai” e fiquei com vontade de ler este outro livro do Caio agora!

    Beijo*

  2. Fabiana disse:

    Adorei o depoimento da professora.
    De fato, é difícil vencer a resistência dos alunos que não gostam de ler. E se nós, professores, realmente gostarmos de ler, temos mais chance de conseguir “contaminá-los”.

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros