18 de março de 2013

Alessandra Roscoe solta a língua!

SONY DSC

Alessandra Roscoe é mineira de Uberaba e mora em Brasília desde os três anos de idade. É jornalista, escritora, tem quatorze livros publicados e, desde 2007, comanda o blog “Contos, cantos e encantos” (http://contoscantoseencantos.blogspot.com), dedicado à literatura e à arte voltadas para a infância. Alessandra é também contadora de histórias e mediadora de leituras com projetos que incentivam desde a leitura para o ventre, com casais “grávidos”, até a busca da reconstrução da memória a partir da literatura com idosos pacientes de alzheimer. Sempre gostou de artes, tanto que estudou teatro; mas sua paixão mesmo é ler e escrever.

Pela Editora Biruta Alessandra publicou o livro O Jacaré Bilé, e pela Editora Gaivota o livro Caixinha de Guardar o Tempo. Chamamos a Alessandra para falar de um dos nossos livros… Ela escolheu Babuxa, do Almir Correia com ilustrações do Gustavo Piqueira.

E aí, Ale, o que você achou dessa história?

babuxa_3

“”Babuxa”, com texto de Almir Correia e ilustrações de Gustavo Piqueira, apresenta ao leitor uma deliciosa história de bruxa. Sim, com direito a muitas verrugas e fogo nas ventas, a personagem principal é uma bruxa em crise existencial. Babuxa, que tem hálito de gambá e bota pra correr, ou melhor, pra voar pra longe os corvos até do Ceará, é banguela, encurvada, muito velha e só toma sopa de trovoada, mas vive com inveja de uma tal prima Amélia.

Amélia era bonita toda a vida e tinha um monte de namorados. Babuxa espantava até o Corcunda Jerimum.

A bruxa vivia sozinha e triste! Tocava uma flautinha e sonhava com o que não tinha! De tanto não ter o que fazer tratava de dar nomes às próprias verrugas: tinha verrugas chamadas Raimundas, outras batizadas de Joanas e até verrugas Cinderelas. A pobre da Babuxa já estava quase perdendo as esperanças de encontrar companhia quando enxergou no céu uma estrela cadente e se você aí, acha que pedido de estrela cadente só serve pra gente, está redondamente enganado. A bruxa fez um pedido e foi atendida! Ficou bem lindona e arranjou nada menos que um príncipe! Babuxa encontrou o seu pretendente, casou-se com ele, foi morar num castelo, até que de repente, tudo mudou novamente. A linda moça não era o que parecia e isso o leitor já sabia, o que nem podia imaginar é que príncipe também não era tão príncipe assim.

Com texto simples e cheio de rimas, musicalidade e métrica, o autor nos apresenta esta bruxa esdrúxula e constrói uma narrativa com muitas surpresas e muito divertida. As ilustrações nada convencionais, em poucas cores e muitas linhas, atiçam a imaginação e vão nos conquistando como se nos envolvesse em um novelo de novidades. Com belo e ousado projeto gráfico da Editora Biruta, o livro agrada em todos os sentidos. Mistura cores nas fontes, apresenta texto bastante fácil de ler, principalmente para aqueles que acabam de se alfabetizar, e brinca com as cores tanto das páginas, como das ilustrações e do texto. Ficou curioso pra saber o que acontece com a ex-bruxa Babuxa e seu príncipe desencantado? Então corra até a livraria ou biblioteca mais próxima!”

babuxa_2

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros