19 de junho de 2014

O dia em que b apareceu e saiu do forno Biruta

Enfim, ele apareceu! Sabe quem? O Bernardo… ou melhor, o b(assim mesmo, com letra minúscula e tipografia verdana). E essa é a grande novidade do Saindo do Forno de hoje!

Qual será a história desse b?

Um menino superdotado, solitário, que vive com a avó e com o simpático Tobias, um cachorro. Sua luta é sempre a mesma, todos os dias: lidar com o mundo lá fora.

Mas, além dessa, O dia em que b apareceu também nos conta a história de Felipe, Dora, Hipotenusa e Farelo, quatro amigos que investigam o desaparecimento de um cantor popular dos anos 60.

Agora, a grande pergunta é: como é que essas histórias se misturam?

Muito simples! b é o autor dessa outra história sobre o grupo de jovens que ele observa da janela de seu apartamento. Que maluquice, não é?

A autora e jornalista Milu Leite usou um recurso chamado metalinguagem, criando duas narrativas acontecendo ao mesmo tempo e que uma fala sobre a outra. Desse jeito, a leitura fica bem dinâmica e divertida, não acha?  No decorrer das páginas, ela também faz alguns questionamentos sobre os limites entre ficção e realidade, verdade e mentira, solidão e inclusão. E, o mais maluco de tudo isso é que os personagens de O dia em que b apareceu são protagonistas de outro livro dela, chamado O dia em que Felipe sumiu, finalista do Jabuti em 2006 e que será relançado pela Biruta ainda esse ano.

Mas, espera aí que tem mais…

O projeto gráfico está incrível! As tipografias tem cores diferentes, pra gente entender qual é a sequência das histórias, e as ilustrações do Sergio Magno lembram aqueles recortes que gostamos de fazer com papeis coloridos. Muito vivas e alegres, parecem conversar com o texto. Nem dá vontade de interromper a leitura!

E aí, você quer descobrir mais sobre as aventuras de b?

 

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Uma resposta para “O dia em que b apareceu e saiu do forno Biruta”

  1. André Luiz disse:

    Todo o trabalho gráfico deste livro parece estar mesmo impecável e a história tem uma pitadinha de suspense que me deixa bem empolgado, com os “recortes” do diário do b e tudo mais! Biruta sendo Biruta <3

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros