22 de maio de 2014

Muitas lembranças saindo do forno

Já imaginou ter que sair do seu próprio país como um fugitivo, navegando rumo a um lugar onde a vida recomeçaria do zero, com um novo nome e um novo idioma?

Essa é a história do livro Morada das Lembranças, escrito pela autora e psicóloga Daniella Bauer como um lindo bordado feito das memórias de um passado sofrido, uma viagem que começou lá no século passado, em 1920.

Uma mãe e seus dois filhos pequenos, sofrendo com o assassinato do pai, partem em busca de um futuro desconhecido para fugir do caos que se instalou durante a Revolução Russa. Na primeira etapa da fuga, embarcam em um trem com destino à Polônia, onde ficam hospedados por poucos dias na casa de um antigo amigo da família. Na segunda etapa, rumo ao Rio de Janeiro, embarcam na terceira classe de um navio, onde convivem por quase dois meses com cerca de 770 pessoas, fortes doenças e muita fome. Chegando ao destino, a família passará por dificuldades comuns aos estrangeiros da época,  ao mesmo tempo em que aprenderá muitas lições.

A protagonista é uma menina assustada e cheia de medos sobre o futuro, que leva todos os leitores por uma jornada recheada de perguntas, dúvidas e conclusões sobre a vida. As experiências poderão lhe dar a coragem necessária para enfrentar os problemas, mas muitas de suas perguntas permanecerão sem resposta e deixarão conosco uma grande e forte lição: as vezes, a única escolha é prosseguir.

O livro é narrado em primeira pessoa, aproximando o leitor a cada acontecimento. Dessa forma, as experiências vividas promovem uma aproximação com qualquer pessoa que viajar até essa Morada. No projeto gráfico, as ilustrações de Gustavo Piqueira acompanham o texto como uma série de bordados coloridos, de diferentes tonalidades e nuances. A ideia é que o leitor se sinta totalmente envolvido e aconchegado em lembranças (suas e da própria história!)

morada_imagem

Que tal viajar até essa Morada conosco?

 

 

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Uma resposta para “Muitas lembranças saindo do forno”

  1. André Luiz disse:

    Esse livro parece ser lindo! A história me interessa muito (por causa da guerra como fundo de fundo) e ainda tem todo o design da Rex. Curti :)

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros