23 de março de 2015

Biruta e Gaivota no Catálogo de Bolonha 2015

A Biruta e a Gaivota estão à caminho de Bolonha, mais uma vez!

Sete livros do nosso catálogo (quatro da Biruta e três da Gaivota) foram selecionados para compor o Catálogo FNLIJ para a Feira de Bolonha desse ano.

catálogo capa

 

A feira é um dos mais importantes eventos internacionais dedicado a publicações e conteúdo infantil e juvenil. Reúne autores, ilustradores, agentes literários, organizações e fundações, distribuidores e livrarias de mais de 70 países, em Bolonha, na Itália, com o objetivo de vender e comprar diretos autorais, procurar o melhor sobre publicações infanto-juvenis e produção multimídia, reunir novos contatos, estreitar relações profissionais e descobrir novas oportunidades de trabalho, discussões e debates sobre os últimos lançamentos da área.

Agora, chega de suspense! Vamos conhecer os livros selecionados?

O gigante do Maracanã, de Cesar Cardoso e ilustrado pela Larissa Ribeiro, narra a primeira vez que o pai leva sua filha para assistir um jogo de futebol, no imenso Maracanã, entre o final dos anos 50, início dos 60. Além da aventura infantil, acompanhamos as jogadas de futebolistas que entraram para a história do nosso futebol, como Garrincha, Amoroso e Carlos Alberto.

Em O menino que lia nuvens, de Ricardo Viveiros, conhecemos Aldebaran, um garoto calmo que adora ficar observando os desenhos das nuvens, até que começa a ver algo além das formas e de seu presente. O menino descobre que é capaz de ver o futuro nas nuvens, o que acaba transformando completamente sua relação com as pessoas a sua volta. As belas ilustrações são de Gonzalo Cárcamo.

Em O dia em que b apareceu, Milu Leite faz uso da metalinguagem, de maneira bastante dinâmica e divertida e mistura duas histórias em uma só. Sabe como? É muito simples! O autor de uma história é o personagem de outra. As ilustrações, recortadas e bastante vivas, são de Sergio Magno e conversam muito bem com a trama, que tem um tom bem-humorado.

Duas vezes na floresta escura, de Caio Riter, é uma novela policial que se desenrola no interior do Rio Grande do Sul. A trama é envolvente e trata a relação entre pai e filha e as relações de amizade, além do mistério principal. O projeto gráfico nos transporta para uma floresta que ambienta o local do crime e aumenta a aura de suspense.

Morada das lembranças, escrito por Daniella Bauer, conta aos leitores as dificuldades e sofrimentos da protagonista em sua chegada à nova terra, depois de deixar sua história para trás em uma perigosa fuga em meio à Revolução Russa. O projeto gráfico transmite a ideia de uma colcha de retalhos, onde cada memória é tecida.

Águas emendadas é a reprodução do caderno de viagem que o artista plástico Rubens Matuck fez ao visitar a Estação Ecológica de Águas Emendadas, uma área de proteção ambiental localizada no Centro-Oeste brasileiro. O leitor conhecerá as cores e formas da fauna e da flora do cerrado brasileiro, além da cultura local.

Inácio: o cantador-rei de catingueira, de Arlene Holanda, é uma biografia romanceada da vida de Inácio, um menino-escravo que se tornou um dos precursores do repente no sertão da Paraíba. O texto apresenta traços da cultura de um povo que, há muito, é renegado pelo racismo e pelo preconceito. As ilustrações em xilogravuras são de Alexandre Teles.

Qual desses você já conhece? Mande sua opinião para nós. Seu texto poderá entrar no #soltandoalíngua!

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

9 respostas para “Biruta e Gaivota no Catálogo de Bolonha 2015”

  1. Puxa, que legal!
    Parabéns!
    Infelizmente não conheço nenhum, mas vou procurar.
    bjus

  2. Nanda disse:

    Já anotei os nomes para conhecer
    e ler para as minhas meninas

    Linda noite
    bjs

  3. Fêh Zenatto disse:

    Parabéns! As duas editoras sã mais que merecedoras de todo o reconhecimento!
    O único que li da lista foi Morada das Lembranças e é realmente um livro incrível, forte e tocante ao mesmo tempo.

    Fiquei curiosa com Duas vezes na floresta escura porque adoro um mistério, ainda mais se acontecer no meu estado.

    Parabéns de novo!
    Beijos.

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

  4. Pandora disse:

    Nossa que noticia boa! Parabéns pela conquista!

  5. Parabéns para essa editora linda! Vocês merecem o reonhecimento, com esse catálogo tão lindo <3 É um orgulho ser parceira de vocês!

  6. Irene Moreira disse:

    Parabéns !!! Feliz com a notícia e o trabalho de vocês é maravilhoso e merece ter seus trabalhos escolhidos.

    Já li A morada das lembranças e gostei muito. Impossível não ficar maravilhado com a beleza de apresentação e ilustrações que enchem de vida e cores esta história que já são marcas registradas da editora.
    É uma história da avó e neta que é contada através dos olhos de uma menina. “Uma delas viveu sua história com coragem e dignidade. A outra soube ESCUTAR COM O CORAÇÃO.”
    A autora Daniella Bauer construiu uma história emocionante cheia de tropeços, lágrimas, solidão que acompanharam a jornada de mãe e filha. Com certeza os leitores vão se emocionar muito com essa história. (Minha resenha : http://goo.gl/F8RS5L )

    Duas vezes na Floresta escura de Caio Riter acabei de receber e já está na minha cabeceira para a sua leitura. Em breve estarei postando resenha na Saleta de Leitura.

    Não tem como não me sentir orgulhosa e radiante por fazer parte da família Biruta e Gaivota.

    Mais uma vez parabéns por mais essa conquista. <3

    ​Irene Moreira
    Saleta de leitura
    http://www.saletadeleitura.blogspot.com
    http://www.facebook.com/saletadeleitura
    http://www.twitter.com/saleitura

  7. Não conheço os livros, mas essa divulgação fará com que eu os acrescente a minha lista de leitura.
    Fiquei animada com a notícia é tão bom ver o Brasil, apesar de todos os problemas, se destacando internacionalmente no universo literário. Venho acompanhando um pouco do catálogo da editora e o trabalho com o público infantil e juvenil pelas redes sociais e confesso que tenho aprovado bastante.
    Beijos.
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

  8. Parabéns!!!!

    Também estou feliz por estar nesse catálogo!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros