5 de novembro de 2015

Livros, projetos e designers

No dia 05 de Novembro é comemorado o Dia do Designer Gráfico, profissional responsável pela parte visual da Comunicação. Na Biruta e na Gaivota, eles tem um papel muito importante: transformar palavras em livros!

Depois que os autores escrevem as histórias, os designers começam a montar um projeto gráfico especial, que inclui: estudar o texto, procurar ilustradores birutas, pesquisar tipos de letras, observar  as cores que mais combinam com a história e pensar na melhor forma de encaixar as ilustrações no livro. Tudo para que as histórias cheguem até você, chamem sua atenção e proporcionem viagens incríveis!

Além disso, eles também criam o que precisamos para nossa papelaria especial e todos os materiais comerciais e de eventos do nosso dia a dia. Viu só como eles são importantes?

E, para homenagear esse trabalho biruta que os designers criam, aqui vai uma lista de 5 livros da Biruta e da Gaivota que, ao invés de ilustrações, tiveram um projeto gráfico todo especial. (Para conferir as primeiras páginas de cada um deles, clique nos links abaixo)

  • Fuja, coelhinho, fuja: Durante a fuga de uma família em plena Segunda Guerra Mundial, este projeto gráfico “conversa” com o título do livro e faz relação com uma música popular da época (Run, rabbit, run).

Fuja-coelhinho-fuja-capa-

  • O Telephone: O autor proporciona uma narrativa ágil e envolvente, trazendo o leitor para dentro de fatos e acontecimentos do passado, enquanto o protagonista busca desvendar o mistério que o cerca e o impacto que terá em seu futuro. Essa relação entre tempo e espaço cria o grande mistério da história e é retratada na capa e em todo o projeto gráfico do livro.

O-telephone

  • Morada das Lembranças: Ao mudar de país, a vida da protagonista vira de cabeça para baixo, tornando-se uma verdadeira colcha de retalhos onde suas memórias vão sendo tecidas, e o projeto gráfico do livro transmite exatamente essa ideia.

  • Duas vezes na floresta escura: Cada página ambienta o leitor a essa história de mistério e o transporta para a cena do crime: uma floresta escura e sombria.

duas-vezes-na-floresta-escura

  • Antônio descobre veredas:  A vida do protagonista está prestes a mudar, e um encontro inusitado mexe com seus valores. Da mesma forma, o projeto gráfico do livro mexe com o leitor, levando-o a conhecer e olhar para São Paulo de maneiras bem diferentes.

Antonio-descobre-veredas

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Uma resposta para “Livros, projetos e designers”

  1. Fêh Zenatto disse:

    A área de design gráfico da Biruta e da Gaivota estão de parabéns! Dos 5 livros listados, só pude conferir o – maravilhoso – trabalho em Morada das Lembranças! Mas todos os outros livros da editora que li e conheço, mesmo os que não estão nessa lista, são incrivelmente bem ilustrados. De encher os olhos!

    Parabéns, gente!

    Blog Coisa e tal

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros