5 de março de 2015

Pintando insetos com os dedos

Hoje o Monte seu Ninho está todo colorido e cheio de curiosidades. Como gostamos muito de pintar com os dedos, escolhemos alguns personagens do livro Você sabe tudo sobre insetos para fazer arte e mostrar um pouquinho sobre suas características. Os materiais que usamos foram: – Folhas em branco (ou coloridas, se preferir) – Lápis ou canetinhas coloridas – Tintas de dedo ou tinta a guache – Um copo plástico com água e pedaços de algodão para limpar os dedos, quando terminar Vamos começar? Mariposas – espécies de borboletas que circulam principalmente à noite. Algumas são tão pequenas que mal podemos ver, mas outras são tão grandes quando o grande-pavão-noturno. Como acontece com todas as borboletas, os ovos das mariposas eclodem primeiro na forma de lagartas. E como as lagartas são muito gulosas, algumas podem fazer um grande estrago nas plantações. Mas, algumas dessas lagartas são muito valorizadas, principalmente aquelas que se envolvem em seus casulos macios, para amadurecerem e virarem borboletas. Para fazer esse desenho, é só molhar a pontinha do dedo na tinta e apoiar no papel, fazendo duas pequenas bolinhas. O restante do corpo, feito com lápis, é um pequeno retângulo no meio, com uma ponta arrendondada e outra já ligando com a cabeça. Para finalizar, é só puxar duas anteninhas.

WP_20150305_029

Libélulas – também conhecidas como lavadeiras, são os mais rápidos insetos voadores, graças ao seu abdômen comprido e estreito e a seu tórax musculoso. Há muitas espécies de libélula. Algumas chegam a voar a quase incríveis cem quilômetros por hora! E ainda tem mais: as libélulas conseguem mudar a direção de seu voo instantaneamente, parar no ar, ou até voar para trás. Enquanto voa, a libélula usa as pernas para capturar os insetos que gosta de comer e os mastiga com suas fortes mandíbulas ali mesmo, no ar.

Para pintar essa libélula, você pinta a ponta do dedo e faz duas bolinhas de uma cor, e uma bolinha de outra, embaixo das outras duas. As asas são parecidas com balões desenhados de lado, e ficam bem perto uma da outra. Para fazer o abdômen, é só puxar uma linha para baixo, fazendo um pequeno túnel que volta para o mesmo lugar. Depois, é só riscar pequenas linhas dentro desse túnel.

WP_20150305_019

Formigas – são vistas todos os dias nas florestas, nos jardins ou mesmo na cozinha de casa, em filas bem compridas, carregando açúcar ou pedacinhos de folha para algum lugar escondido. Estas são as formigas operárias, e elas não têm asas. Só as formigas responsáveis por procriar possuem asas. Na primavera, as formigas reprodutoras saem juntas no voo de acasalamento. As formigas macho morrem assim que fertilizam as fêmeas, estas, após a fecundação, perdem as asas. Então, cada uma prepara uma pequena cova onde os ovos serão deixados. Dos primeiros ovos só nascem formigas-operárias ou formigas-soldados. Elas asseguram que a rainha sempre tenha comida suficiente e defendem o formigueiro de intrusos, principalmente de outras formigas, que vêm roubar os filhotes para transformá-los em escravos.

Essa formiga é bem fácil de desenhar. Faça três bolinhas iguais com a pontinha do dedo, uma embaixo da outra. Depois, faça outra marca maior com toda a ponta do dedo. Para finalizar, é só riscar as anteninhas e as patinhas, puxando algumas para cima e outras para baixo.

WP_20150305_017

Joaninhas – têm cores fortes e vivas, pois soltam um odor bem fedorento e logo os outros animais percebem que é melhor ficar longe delas. Por isso, entre os insetos, as joaninhas podem ser consideradas verdadeiros monstros, pois além de tudo elas se alimentam de outros insetos, principalmente os pulgões que sugam a seixa das árvores. É por isso que recebemos tão bem as joaninhas em nossos jardins: elas ajudam a acabar com muitas pestes que podem destruir as nossas plantas.

Essa joaninha é bem fácil de desenhar. Faça uma bolinha com a ponta do dedo, e trace um risco bem no meio. Faça um pequeno contorno na parte de cima, formando uma meia-pizza, com uma bolinha em cima, que será a cabeça. Depois, risque as patinhas como se fossem pequenos triângulos sem a parte de baixo. Por último, faça as pintinhas e desenhe as anteninhas como gosta mais.

WP_20150305_030

E aí, quer tentar fazer também? Pesquise outros insetos, use cores diferentes e encha seus cadernos com desenhos birutas!

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros