16 de janeiro de 2014

Como funciona o pulmão?

A Editora Gaivota publicou uma série de três livros sobre a aventura de conhecer o corpo humano. Contada por meio de quadrinhos, os personagens viajam através dos olhos, do coração e dos pulmões, e fazem com que, vocês, leitores, entendam o que realmente acontece dentro de seu corpo – coisa que muitas vezes passa despercebida.

Uma forma de compreender melhor como funciona o aparelho respiratório e materializar o que o livro Viagem através dos pulmões conta, é com a construção desse sistema!

Para isso, vocês vão precisar dos seguintes materiais:

- garrafa pet de 2L

- canudinhos

- 2 bexigas pequenas

- 1 bexiga grande

- fita adesiva

- tesoura

pulmao-01

 

Comece cortando a garrafa ao meio, pois vamos utilizar somente a parte de cima. Ela representará nosso corpo. Na tampinha da garrafa deve ser feito um pequeno.

Corte os canudos de forma que obtenhamos três pedaços do mesmo tamanho, com cerca de 10 cm cada. Os canudos  furo, pois o canudo irá passar por ele.

o ser o canal até os pulmões, portanto eles devem ser arranjados em forma de Y invertido. O canudo do meio deve ter dois furos nas laterais para os outros se encaixarem. Prenda com a fita adesiva.

As duas bexigas pequenas serão nossos pulmões. Basta fixá-las com a fita nas extremidades dos dois canudos das pontas.

Por fim, abra a bexiga grande a fim de fechar a abertura da garrafa que cortamos ao meio. Ela servirá como nosso diafragma e fará com que os pulmões de mentirinha encham. Prenda-a com a fita adesiva.

 

Para montar nosso sistema respiratório, passe o canudo principal dentro do furo da tampinha de modo que os pulmões fiquem para dentro. Feche com a bexiga grande. Conforme puxar o centro dessa bexiga grande, os pulmões vão encher e, quando soltar a bexiga, eles vão esvaziar!

pulmao-02

Bacana, não é mesmo? Assim fica muito mais fácil entender ainda mais o que acontece em nosso corpo!

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros