20 de outubro de 2014

Você viu um camaleão por aí?

Um dos livros de Almir Correia conta a história de um animal bem diferente que aparece em vários lugares, mas nem todo mundo percebe porque ele está camuflado. Você sabe de quem estamos falando? É O Leão-camaleão.

Apesar de ser um personagem lúdico, se parece muito com um bicho que existe de verdade e que vamos mostrar no Enciclopédia Biruta de hoje. O camaleão, réptil da família dos lagartos, é muito conhecido por sua capacidade de mudar de cor. Além disso, os olhos grandes, a língua comprida e a cauda enrolada são inconfundíveis.
Ele pode habitar tanto na selva como no deserto, mas é no continente africano, lá na ilha de Madagascar, que a maioria é encontrada. Gosta de viver em árvores, arbustos e sob folhas secas, onde encontra refúgio e alimento.

Existem, no total, cerca de 80 espécies já conhecidas, mas os biólogos acreditam que possam existir muito mais do que isso. Hoje, muitas já são consideradas ameaçadas de extinção por causa da poluição e do desmatamento.

A maioria dos camaleões consegue mudar de cor, porque nascem com células que têm pigmentos especiais. É como se a própria pele ativasse um sistema de mudança de cor no cérebro, que se espalha por todo o corpo bem rápido, com ajuda da melanina. Em mais ou menos 20 segundos, eles podem ficar totalmente camuflados. Incrível, não é?
A mudança de cor é quase sempre para se proteger dos predadores ou conseguir se alimentar sem afastar as presas. Mas, alguns estudos mostraram que eles também podem mudar de cor com a mudança da luz, da temperatura, ou até mesmo do humor, como forma de comunicação com os outros camaleões.

Seus olhos são bem diferentes, pois conseguem enxergar em duas direções ao mesmo tempo. Que maluco! Isso acontece porque as pálpebras são unidas em uma só, formando um circulo que só tem abertura para a pupila. Assim, os olhos podem se mover independentemente do outro, facilitando a visualização de um predador. É isso mesmo… um olho no peixe, e outro no gato!
No geral, podem medir de 15 milímetros a 70 centímetros, sendo que a língua mede de 1,5 a 2 vezes o tamanho do corpo. Essa característica permite que o camaleão consiga capturar o alimento à distância e de forma bem rápida.

Você já deve ter visto algum camaleão por aí, não é mesmo? Olha só como eles podem ser:

 

camaleão1

camaleão2

camaleão3

camaleão4

camaleão5

Panther chameleon (Chamaeleo pardalis) extending tongue towards prey

Divulgação

Agora, a pergunta principal é: você já viu um leão-camaleão? Ainda não? Então fique esperto, pois ele pode aparecer numa tarde preguiçosa, depois da primavera, no meio de uma favela ou entre as estantes de uma biblioteca.

Se você o encontrar, conta pra gente como foi?

leão-camaleão

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros