17 de novembro de 2014

Voando com a Biruta

Hoje, vamos contar um pouquinho mais sobre o nome da nossa editora e o motivo dessa escolha. Siga as orientações do vento e voe conosco em mais uma viagem pelo conhecimento!

A biruta é um instrumento de indicação do vento. Ela surgiu na aviação, com o objetivo de situar os pilotos  sobre a direção e a intensidade do vento nos pousos e decolagens de aviões e helicópteros.
O aparelho tem forma de cone, só que é feito de tecido, com dois buracos. A abertura maior é acoplada em um aro de metal que se fixa em uma alta torre instalada na pista de voo. Conforme o vento incide na biruta, ela pode assumir três diferentes posições, tanto para um lado como para o outro: reta horizontalmente, inclinada ou caída. Essas disposições significam, respectivamente, que o vento está forte, fraco ou inexistente.

biruta1

biruta5

biruta4

 

Mas, por que isso é importante para os pilotos nos momentos de pouso e decolagem? Muito simples! Conseguindo visualizar as características do vento, é possível saber de que forma a aeronave deve entrar ou sair da pista: sempre pela posição oposta ao vento. Há ainda outros profissionais da aeronáutica que utilizam as características desse aparelho: os meteorologistas, rádio-operadores de telecomunicação aeronáuticas e controladores de tráfego aéreo.

Agora, vamos ao ponto mais importante: porque o nome da editora é Biruta?

Porque nossa perspectiva ainda é o livro como meio mais eficaz para garantir e difundir conhecimento. Todos os meios eletrônicos modernos somam, agregam e acrescentam, mas não substituem o livro. E essa comparação que pode ser feita com o objeto “biruta”. 

biruta2

biruta3

Entendeu?

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

3 respostas para “Voando com a Biruta”

  1. chica disse:

    Adorei saber de onde veio o nome e gostei muito das birutas b=voando nos céus! Lindas fotos!
    abraços,chica

  2. chica disse:

    Voltei pra dizer que acabei de publicar essas fotos COM O LINK daqui, lá no meu blog de céus:

    http://ceuepalavras.blogspot.com.br/2014/11/ceus-e-as-birutas.html

    abraços, obrigadão! chica

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros