16 de julho de 2015

Vamos falar sobre futebol?

O Dia Nacional do Futebol está se aproximando e nós já estamos vestidos com A Camisa Amarela da Seleção Brasileira.

E, para entrar no clima de comemoração, nessa Enciclopédia Biruta vamos relembrar, junto com o autor Gílson Yoshioka, um pouquinho da história do futebol. Já fez seu aquecimento? Está pronto para começar?

Então, a bola é sua, Gílson…

Queridos amigos e amigas,

Desde criança eu era apaixonado por futebol e, com o tempo, depois de muito estudo e dedicação, me tornei um jornalista esportivo. Agora é com grande prazer que aqui estou de volta para contar uma série de curiosidades sobre o meu esporte favorito!

Já que o assunto é futebol, só poderia começar a falar da nossa querida seleção brasileira! Não é novidade para ninguém que somos o único time pentacampeão mundial. Porém, poucos sabem de alguns detalhes. Quando estiveram em campo juntos pelo Brasil, Pelé, o maior jogador, e Garrincha, o melhor driblador de todos os tempos, nunca foram derrotados.

Para a maioria dos especialistas e torcedores, os dois estão na seleção brasileira de todos os tempos! Porém, apesar dos títulos, outro destaque da seleção superou alguns números da dupla. Pelé foi três e Garrincha, duas vezes campeão mundial, mas Zagallo foi o único no mundo a vencer quatro vezes o principal torneio da modalidade: duas vezes como jogador, uma como técnico e uma como auxiliar.

Gostaria que vocês também soubessem que nem sempre a história é contada pelos vencedores. Comandada por Telê Santana, a seleção de 1982, de Zico, Sócrates e Falcão, não ganhou a Copa do Mundo, mas é até hoje lembrada com mais carinho do que muitas outras equipes campeãs. Mais importante do que ser campeão do mundo é entrar na história e lá ficar, para sempre…

Vamos conversar um pouco sobre as equipes nacionais e internacionais? Qual o melhor time do mundo hoje em dia? Com Messi, Suarez e Neymar (o trio MSN), o Barcelona conquistou os principais títulos deste ano. Além disso, o time vem encantado os amantes do esporte com um futebol alegre, bonito e ofensivo. E não é de hoje! Outros brasileiros, como Romário, Rivaldo, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho, passaram por lá e contribuíram bastante para o sucesso do clube.

Porém, muito antes de o Barcelona vencer os dois títulos mundiais de clubes em 2009 e 2011, alguns times brasileiros chegaram ao topo. O Santos de Pelé, em 1962 e 1963, o Flamengo de Zico, em 1981, o Grêmio de Renato Gaúcho, em 1983, o São Paulo, em 1992, 1993 e 2005, o Corinthians em 2000, e o Internacional, em 2006, foram campeões do mundo antes do melhor time da atualidade! Quem sabe o Barcelona não vence o torneio mundial no final deste ano mais uma vez?

Por último gostaria de falar sobre outra lenda viva do futebol. Todos sabem que Pelé, com 1281 gols, é o maior artilheiro da história. Mas será que alguém já parou para pensar que um goleiro ainda em atividade tem mais de 10% do número de gols do melhor jogador de todos os tempos? Isso mesmo, Rogério Ceni, do São Paulo, já marcou nada mais, nada menos que 129 gols até hoje! Dificilmente alguém alcançará os números de gols de Ceni e de Pelé, não acham?

Poderia ficar aqui horas e horas escrevendo, mas o jogo já vai começar e eu preciso trabalhar!
E que delícia de trabalho…
Abraços, gols e até a próxima!

Gílson Yoshioka

 

Gílson Yoshioka foto de Juliana Kirihata

 

 

Compartilhe ...

Categorias: Enciclopédia Biruta
E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros