5 de agosto de 2013

Zumbi dos Palmares: um grande líder

No livro Aqualtune e as histórias da África (Editora Gaivota), de Ana Cristina Massa, Maria, Guilherme e Aqualtune passam as férias numa fazenda e descobrem segredos e lendas africanas que podem mudar seu destino. A figura de Zumbi dos Palmares também é muito importante para a história. Antes de começar o livro, leia nossa Enciclopédia Biruta para saber quem foi ele!

aqualtune - junho 13

Zumbi dos Palmares foi o líder do Quilombo dos Palmares, uma comunidade que era formada por escravos que haviam fugido das fazendas de seus antigos senhores. O Quilombo é, de longe, o mais famoso da história do país.

Ele nasceu no ano de 1655, em Alagoas. Quando tinha sete anos de idade, foi capturado e entregue a um padre, que o ensinou latim e português, e o transformou inclusive num ajudante nas celebrações religiosas. Aos 15 anos, fugiu e foi viver no Quilombo, o qual defendeu exaustivamente até a sua morte, quando Zumbi tinha 40 anos.

Zumbi assumiu a liderança do Quilombo após entrar em conflito com o antigo líder. O governador havia oferecido liberdade aos escravos fugidos se o Quilombo obedecesse ao governo. Ganga Zumba aceitou a proposta, mas Zumbi desafiou Ganga e passou a liderar Palmares. Pelo seu jeito destemido e habilidoso para lutar, Zumbi se tornou um excelente defensor do local.

O Quilombo dos Palmares chegou a ser invadido algumas vezes. Um ano antes de sua morte, Zumbi foi ferido, mas conseguiu sobreviver. Por causa de uma traição, acabou sendo morto por 20 guerreiros. O dia de sua morte, 20 de novembro, tornou-se o Dia da Consciência Negra, que hoje é feriado nacional.

Hoje, Zumbi dos Palmares é lembrado como um dos grandes líderes da história brasileira. É considerado símbolo na luta contra a escravidão e pela defesa da cultura africana na época da colonização brasileira. Liberdade de culto, religião e práticas culturais africanas foram algumas das bandeiras defendidas pelo líder.

Você vai encontrar mais sobre a lenda e a importância de Zumbi dos Palmares em Aqualtune e as histórias da África, além de outros mitos da cultura africana. Tá esperando o que pra começar a ler?

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros