24 de novembro de 2014

Por quê está chovendo?

A Enciclopédia Biruta já falou sobre algumas lendas e histórias da chuva que fazem parte das nossas histórias birutas. Você lembra?

Algumas lendas dizem que as gotas de chuva são lágrimas de peixes, outras dizem que existe uma lagoa no céu. Em O homem da chuva, um senhor muito simpático é que controla as torneiras de água que ficam nas nuvens. Mas, a verdade sobre o ciclo da chuva é outra. Vamos descobrir juntos?

A água do nosso planeta está sempre em movimento, e o seu caminho é chamado de “ciclo da água”.

 ciclodaágua_brasilescola

O sol é quem produz energia para esquentar e ilumina o planeta todo, certo? Além disso, ele aquece a água dos rios, mares e lagos, fazendo com que a água esquente e passe do estado líquido (gotinhas) para o estado gasoso (vapor). Essas gotinhas evaporadas se juntam e formam as nuvens. Quanto maior for a nuvem, mais vapor ela tem e mais pesada fica. Até que enfim, ela cai sobre a Terra em forma de chuva, e volta ao estado líquido. Em alguns dias, a chuva acontece porque uma massa de ar quente se encontra com uma massa de ar fria.

As vezes, dependendo da altitude da nuvem e da temperatura, as gotinhas se congelam e caem em forma de granizo. Em alguns lugares, o vapor das nuvens congela e cai em forma de pequenos cristais de gelo, mais conhecida como a neve.

neve

Ah, e tem mais um detalhe: dependendo da altura da nuvem, ela pode ter outros nomes também. Você já viajou para algum lugar bem alto, onde o céu parecia até um pouco mais baixo? Nesses casos, ocorre um fenômeno que chamamos de neblina, serração ou névoa. São as mesmas nuvens que ocasionam a chuva, mas estão mais próximas do chão e aumentam a umidade do ar.

neblina_montanhas

Existem diferentes tipos de nuvens, mas isso é assunto pra outra Enciclopédia Biruta. Até a próxima!

 

Fonte das imagens: Divulgação

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

2 respostas para “Por quê está chovendo?”

  1. chica disse:

    Que lindo e tudo muito bem explicadinho nessa Enciclopédia Biruta! Adorei! bjs, tudo de bom, linda semana,chica

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros