9 de janeiro de 2014

Pode (não) levar a maçã!

O Seu Retalho, do livro Pode Levar!, tem uma árvore lotada de maçãs. Ele até causa uma grande confusão ao querer dar para seus vizinhos uma cesta cheia delas. Esse senhor muito simpático deixou uma deliciosa receita de torta de maça no final do livro! Mas vocês conhecem as propriedades dessa fruta?

As maçãs são cultivadas em pequenas árvores que florescem na Primavera e produzem o fruto no Outono. Sua plantação não sobrevive em locais tropicais, pois necessita ficar horas sob baixas temperaturas. Alguns tipos de maçãs precisam permanecer mais de 700 horas a uma temperatura de 7,2°C! Seu cultivo se iniciou na Ásia Ocidental e depois na Europa, sendo uma grande fonte de alimento para os países dessas regiões de clima frio.

O fruto é um dos que consegue ser conservado por mais tempo, mantendo, assim, seus nutrientes. Com a ingestão de uma unidade por dia, é possível combater diversos malefícios de nossa saúde e estender ainda mais a qualidade de vida. Redução da taxa de colesterol, regulação do intestino, eliminação de toxinas e retardo do envelhecimento da pele são alguns dos benefícios que a maçã agrega no corpo. Os seus mais diversos nutrientes e vitaminas ajudam ainda no combate do câncer, problemas respiratórios e resfriados. Dentre eles estão vitamina C, antioxidante, potássio, fibra, ferro e cálcio.

Não só conhecida pelos benefícios à saúde, a maçã está presente na mitologia e religião de diversas culturas, principalmente como “o fruto proibido”. No livro de Gênesis, ela foi a fruta que seduziu Adão e Eva. Curiosamente, a palavra maçã tem a mesma origem no latim que mal, desgraça (malum). Na mitologia grega, o pomo de ouro, ou maçã de ouro, é um elemento que aparece constantemente em suas histórias. Os heróis tinham como objetivo resgatar a maçã que estava perdida ou roubada pelo vilão.

Há, espalhadas no mundo, mais de 7.500 espécies da fruta. As variedades mais comuns no Brasil são a gala, golden e fuji.

maças

Com tanto tipo de maçã diferente, é bom ter um livro de receita recheado da fruta, não é mesmo? Vamos mostrar mais uma receita para vocês aproveitarem as qualidades nutricionais e o sabor da maçã! Confira!

Para o calor do verão, que tal conhecer uma receita bem refrescante?

Salada Waldorf

Ingredientes

2 maçãs-verdes grandes
1 talo de salsão
1/4 de xícara (chá) de nozes
2 limões
1/4 de xícara (chá) de iogurte natural
1/4 de xícara (chá) de maionese
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
folhas de salsa crespa para decorar

Modo de Preparo

1. Lave as maçãs, o talo de salsão e as folhas de salsinha. Seque bem.

2. Numa tigelinha, misture o iogurte, a maionese, o caldo de 1 limão e o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

3. Numa tábua, pique fino as nozes e reserve. Corte as maçãs em metades; retire as sementes e fatie fino cada metade, formando meias-luas; transfira para uma tigelinha e regue com o caldo de 1 limão. Fatie fino o talo de salsão e misture na tigela.

4. Num prato bonito, arrume as maçãs com o salsão. Regue com o molho e salpique com as nozes picadas e as folhas de salsa crespa. Sirva a seguir.

Fonte: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300330

salada de maça

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros