30 de abril de 2015

Passeio de trem pelo Brasil

Você sabia que hoje é o Dia do Ferroviário?

Pois é, pois é. Trata-se de um memorial ao dia 30 de Abril de 1854, quando foi inaugurada a primeira linha ferroviária do Brasil. Apesar de não darmos tanta atenção e valor ao transporte ferroviário, ele tem presença significativa na nossa história, pois as locomotivas tiveram papel importantíssimo no transporte de passageiros e de cargas durante a construção do País.

Foi pensando nesse dia importante que montamos um itinerário biruta, com os 10 passeios mais legais para fazer de trem, pelo país. Quem vai nos levar é O trem maluco, do livro de Almir Correia.

Piuí! Olha ele chegando… vamos embarcar?

1) Expresso Turístico da Luz (SP)
Atualmente saem da Estação da Luz, no centro da cidade de São Paulo, três passeios ferroviários turísticos administrados pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). As viagens são feitas em dois vagões de aço fabricados nos anos 1960 e tracionados por uma locomotiva a diesel. No caminho, guias contam histórias sobre o sistema ferroviário paulista. Os trajetos disponíveis atualmente são Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba. Para mais informações, clique aqui.

 3 -Trem da Luz

2) Trem dos Imigrantes (SP)
Este passeio de trem, puxado por uma maria-fumaça, dura cerca de 20 minutos, e percorre um trecho do antigo pátio de manobras de Paranapiacaba, destino histórico às margens da Serra do Mar. O Trem dos Ingleses opera aos domingos e feriados, das 10h às 16h. Os horários de partida dos passeios são, em média, a cada uma hora, e o ingresso inclui entrada no Museu Ferroviário.  Para mais informações, clique aqui: www.abpfsp.com.br/passeio_trem.htm.

 8 -Trem dos ingleses

 

3) Estrada de Ferro Campos do Jordão (SP)
Parte do Circuito da Mantiqueira, a Estrada de Ferro Campos do Jordão é quase centenária: foi aberta em 1914 e sua função inicial era facilitar o transporte de doentes tísicos para os sanatórios de tratamento de Campos do Jordão. Hoje, em seus 47 km de extensão, é possível fazer diversos passeios ferroviários, com diferentes extensões, horários e tarifas. Entre os roteiros, há passeios entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão e entre Emílio Ribas (Campos do Jordão) e Santo Antônio do Pinhal. Para mais informações, clique aqui: www.efcj.sp.gov.br.

 

7 -Estrada de ferro Campos do Jordão2

4) Trem da Serra do Mar (PR):
Viaja por 110 km em uma ferrovia com 125 anos de história, através de uma das áreas mais preservadas de mata atlântica no Brasil. O passeio começa diariamente em Curitiba e parte rumo a Morretes, cidade fundada em 1721, recheada de construções históricas e dona de rica culinária. Aos domingos, o trem chega também a Paranaguá, fundada em 1648 e com muitas atrações turísticas, como o Mercado da Arte e o Museu de Arqueologia e Etnologia. A viagem, contando as paradas, dura um dia inteiro. Para mais informações, clique aqui:www.serraverdeexpress.com.br/serra/destinos.

1 -Serra do Mar2

 

5) Trem do Vinho (RS)
Com 23 km de extensão e duas horas de duração, o passeio começa na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, que está em uma das principais regiões vinícolas do Brasil. Antes do embarque, os turistas participam de uma degustação de vinhos e, após subir no trem, partem em uma jornada que visita as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa. Nas paradas, os visitantes são recepcionados com shows de música italiana e danças folclóricas gaúchas. Para mais informações, clique aqui: www.giordaniturismo.com.br.

6 -Trem do Vinho

 

6) Trem da Serra da Mantiqueira (MG)
O trem parte da estação da cidade de Passa Quatro (MG), localizada no km 34 da antiga “The Minas and Rio Railway Company”. No hall da estação de passageiros, os turistas podem visitar uma exposição fotográfica ao som de música típica mineira. Após a partida, a viagem segue para a estação de Manacá, equipada com uma feira de artesanatos. A partir daí, o trem começa a subir a serra da Mantiqueira, visitando a estação de Coronel Fulgêncio, a 1.085 metros sobre o nível do mar e localizada em uma área em que foram filmadas as séries “Mad Maria” e “JK”, da Rede Globo.
Para mais informações, clique aqui: http://abpfsuldeminas.com/trem-da-serra-da-mantiqueira/.

 

2 -Serra da Mantiqueira

7) Trem das Águas (MG)
O roteiro do Trem das Águas tem duração total de duas horas e é embalado por show ao vivo de violeiros. O trem parte da estação da cidade de São Lourenço (MG) e segue para o município de Soledade de Minas (MG), margeando o rio Verde e cruzando lindos vales. No desembarque em Soledade, o turista pode comprar artesanatos e comer pratos típicos mineiros. O tour é realizado aos sábados, domingos e feriados. Para mais informações, clique aqui: http://abpfsuldeminas.com/trem-das-aguas/.

4 -Trem das Águas2

8) Trem da Vale (MG)
A companhia Vale opera um sistema ferroviário que realiza viagens de trem entre duas das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais: Ouro Preto e Mariana. As linhas férreas entre os dois municípios remontam ao final do século 19 e, hoje, o passeio turístico é feito em cinco vagões de passageiros que comportam 240 pessoas, puxados por uma locomotiva a vapor. Para mais informações, clique aqui: http://www.tremdavale.org/trem-turistico.

Trem do vale

 

9) Trem do Corcovado (RJ)
É com ele que muitos turistas chegam até o Cristo Redentor e os mirantes que o rodeiam. A viagem, feita em terreno íngreme, dura apenas 20 minutos e sua velocidade não ultrapassa os 15 km/h. Mas, no caminho, o turista pode admirar a beleza da mata atlântica que cerca a área (hoje pertencente ao Parque Nacional da Tijuca). Para mais informações, clique aqui: www.corcovado.com.br.

5 -Trem do corcovado

10) Trem do Pantanal (MS)
O Trem do Pantanal parte da cidade de Campo Grande, passa por Aquidauana e segue rumo à cidade de Miranda. No caminho, os turistas passam perto da Serra do Maracaju, de aldeias indígenas em Aquidauana, rios, cachoeiras, floradas de ipês, a Serra da Bodoquena e, no final, podem conhecer a belíssima estação ferroviária de Miranda, fundada em 1912. A viagem dura dois dias. Para mais informações, clique aqui: http://www.serraverdeexpress.com.br/site/conheca.aspx?cod=29.

 

9 -Trem do Pantanal

 

Fonte de pesquisa: http://viagem.uol.com.br/album/2013/03/13/conheca-15-passeios-de-trem-para-fazer-no-brasil.htm#fotoNav=13

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

2 respostas para “Passeio de trem pelo Brasil”

  1. Parabens pela divulgação
    Faltou na lista um dos passeios de trens mais antigos do Brasil, que é o Trem Maria Fumaça de Campinas a Jaguariúna, operado desde 1984 pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – Campinas – SP, com 23 kms de extensão, ligando as cidades de Campinas a Jaguariuna em SP. fones 019- 32074290 e 32073637.
    Muito obrigado
    Helio

  2. Fêh Zenatto disse:

    Que delícia que deve ser viajar de trem.
    Fiquei muito curiosa com esse passeio com o Trem da Serra do Mar – a foto está incrível! E outro que tenho curiosidade é o trem do Pantanal.
    Adorei o post!

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros