3 de abril de 2014

Passaporte para a Índia

Um dos nossos mais novos lançamentos é Batendo à porta do céu. Essa história envolvente mostra o choque entre culturas e realidades diferentes, e consegue abrir o nosso imaginário sobre a Índia, um país tão exótico e distinto. A Enciclopédia Biruta de hoje vai transformar a imaginação desse país em um quadro um pouco mais concreto para vocês!

Já separam seus passaportes? Uma grande viagem vai começar!

A Índia é um país que pertence ao continente asiático e é o segundo mais populoso no mundo, somente atrás da China. Essas duas nações, junto com o Brasil, a Rússia e a África do Sul, fazem parte de um importante grupo no contexto político-econômico mundial. Entre outros fatores, os BRICS tem cada vez mais destaque no cenário internacional por estarem no caminho de se desenvolverem como grandes potências.

brics

Além da importância na economia mundial, a Índia é portadora de uma cultura singular e curiosa. A religião hindu é dominante entre a população indiana; os devotos dessa religião acreditam que a alma, a ãtman, que cada um tem é eterna. A meta de todos é se aproximar do espírito supremo, o Brâman.

A saúde da Índia, abordada mais profundamente em Batendo à porta do céu, é um problema recorrente. A precariedade de recursos na qualidade de vida impede essa melhora e alarma as taxas de mortalidade e expectativa de vida.

Mas o que com certeza mais chama a atenção para o país indiano são as cores. As lindas roupas femininas, os sáris, são superproduzidos e cheio de brilho. As mulheres, muito vaidosas, tentam sempre se produzirem ao máximo, com belas maquiagens e joias no corpo e no rosto.

SARI6

Outra característica conhecida da Índia é a culinária. As especiarias incrementam uma gastronomia exótica e chamativa. Os temperos foram o que mais chamaram a atenção dos europeus na época da colonização, possibilitando introduzir grande parte deles por todo o mundo.

Muitos hábitos indianos estão presentes no Brasil. A prática da ioga, a dança, os próprios temperos, o chá e a maquiagem nas mulheres são vistos por aqui.

Conseguimos ver um pouquinho mais da Índia, mas é um país muito rico em cultura e costumes. Para terminar, vamos ver algumas curiosidades dessa nação!

Curiosidades

  • A Índia possui um grande universo cinematográfico, que compete junto com Hollywood. Bollywood aumentou sua popularidade nos anos 2000, abrindo novas portas para a tecnologia, economia e desenvolvimento do país e de sua população;
  • Por comerem, tradicionalmente, com a mão direita, os indianos só se cumprimentam com a esquerda;
  • O Taj Mahal, uma famosa arquitetura da cidade de Agra, é considerado um patrimônio histórico pela UNESCO.
  • A vaca é um animal sagrado na Índia, por isso grande parte das pessoas não consome carne vermelha;
  • Outro animal sagrado por lá é o elefante. Esse bicho, segundo a religião hindu, possuía asas e brincava nas nuvens. Mesmo sem asas, acredita-se que eles ainda têm o poder de trazer chuva, por isso são venerados;
  • Há uma população de mais de 27 mil elefantes selvagens na Índia

Taj Mahal Wallpapers 1
T
aj Mahal

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros