9 de junho de 2015

O segredo do Dia dos Namorados

Todo mundo vive em busca de algo muito precioso, que não se compra com dinheiro nem com palavras. Você sabe do que estamos falando? É O segredo do amor, um lindo presente aos apaixonados e , também, o título do livro de Sarah Emmanuelle Burg!

10959530_597725060328807_8097851455482131821_n

E já que o livro-imagem conta quais são os sentimentos que acompanham a descoberta do primeiro amor, e aproveitando que estamos pertinho do Dia dos Namorados, trouxemos uma Enciclopédia Biruta com algumas curiosidades sobre a origem dessa data especial e romântica.

Ao redor de todo o mundo, muitas histórias são contadas a respeito do seu real significado, mas a mais conhecida remete ao mártir cristão, São Valentim, que provavelmente viveu durante o século III. Naquela época, o imperador romano Claudio II tinha proibido os casamentos, por acreditar que os homens solteiros e sem responsabilidade pela família eram soldados melhores. Mas, Valentim não concordou com essa decisão e começou a fazer casamentos de jovens noivos de forma escondida.

Por causa dessa rebeldia perante à igreja, o bispo acabou sendo preso. Durante esse tempo na prisão, a história conta que ele recebeu vários bilhetes e cartões de jovens apaixonados que continuavam acreditando no amor, na paixão e no casamento. Também, durante esse período, dizem que Valentim acabou se apaixonando pela filha do carcereiro da prisão, uma bela moça com quem manteve um romance secreto. Mas, seus dias estavam contatos e, em 14 de fevereiro do ano de 270, foi decapitado.

Porém, antes de sua morte, Valetim teria deixado uma mensagem para sua amada e assinou: “do seu Valetim”. Acredita-se que esse tenha sido o primeiro cartão de dia dos namorados, pois a partir de sua história de luta pelo amor, o bispo acabou virando o símbolo dos apaixonados.
Em sua homenagem, o dia 14 de Fevereiro passou a ser dedicado aos casais apaixonados, celebrado com troca de presentes, cartões e declarações em toda a Europa, até chegar aos Estados Unidos.

Você deve estar se perguntando por qual motivo o dia dos namorados é comemorado em Junho, aqui no Brasil. Calma, já vamos explicar…
No nosso país, a tradição é relacionada ao frei português Santo Antônio, que, por causa de suas mensagens, acabou ganhando fama de “santo casamenteiro”. Após sua morte e canonização, foi instituído o dia 13 de Junho como o Dia de Santo Antônio, em memória aos seus atos.

Em 1949, o empresário João Dória trouxe do exterior a ideia de celebrar uma data especial em homenagem aos casais apaixonados. No entanto, a festa conhecida como Dia de São Valetim, ou Valentine’s Day em todo o mundo, precisou de algumas adaptações para se encaixar na cultura brasileira. Foi então que trocaram o dia 14 de fevereiro pelo 12 de Junho, véspera do dia do “santo casamenteiro”.
Assim, como em diversos países do mundo, o povo brasileiro também separa um dia específico para trocar presentes e declarar amor para aquela pessoa especial.

10348287_521260574641923_7418464948304464415_n

E aí, gostou de descobrir mais essa curiosidade

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Uma resposta para “O segredo do Dia dos Namorados”

  1. Amei. Vou compartilhar! bjus

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros