17 de agosto de 2015

O que é Folclore?

O mês de Agosto é conhecido como o “Mês do Folclore”. Você sabia?

A propósito, o que significa folclore? Pra que serve? Quais são os personagens do folclore brasileiro? Como ele surgiu? O que é o folclore brasileiro?
Vamos contar tudo na Enciclopédia Biruta!

 

O que significa?

Essa palavra surgiu a partir de folk, que em inglês significa “povo”, e lore, que significa “conhecimento”. Folk + lore = folklore, que quer dizer “conhecimento popular”. O termo foi criado por William Thoms, um pesquisador da cultura europeia. Quando chegou aqui no Brasil, a palavra passou por uma mudança de ortografia e passou a ser escrita do jeito que conhecemos hoje: folclore.

Pra que serve?
É o modo que um povo tem de compreender o mundo em que vive. Ao conhecer o folclore de um País, podemos entender melhor como é que as pessoas de lá vivem, no que acreditam e como enxergam o mundo, além de conhecer um pouco de sua história também. Pode ser percebido na alimentação, na linguagem, no artesanato, na religiosidade e nas vestimentas das pessoas.
Existe até uma Comissão Nacional de Folclore, sabia? Foi criada em 1947 no Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura, com o objetivo de fortalecer a Cultura Brasileira com estudos e pesquisas folclóricas.

Quais são os personagens do folclore brasileiro?
Hum… vários! Muitos estão no livro Mistérios da Pindorama, de Marion Villas Boas, como o Saci- Pererê, Curupira, Iara, Boto, Caipora, Boitatá, Cobra-grande, Anhangá e Munhã, e muito mais!

boiMistérios-da-pindorama_pag17

Mistérios da Pindorama_oboto Mistérios da Pindorama

Como ele surgiu?
Nosso folclore é um dos mais ricos do mundo, tanto na diversidade de personagens, quanto na quantidade de histórias e misturas de cores, sabores e lugares. Foi se formando ao longo dos anos pelos primeiros moradores do Brasil: índios, brancos e negros.

O que é o folclore brasileiro?
Muito variado, misturando personagens regionais com alguns inspirados no folclore europeu. Como brasileiro gosta de festejar, nosso folclore é recheado de danças e festas típicas, como fandango, folia de reis, festa junina, rodeios, frevo, maracatu, baião, capoeira, congada, ciranda, carimbó, boi-bumbá, catira, cateretê e chimarrita.
O cardápio é completo: churrasco, feijoada, mandioca, tapioca, tucupi, arroz de carreteiro, chimarrão e tutu de feijão.

Será que você sabe dizer em que região acontece cada dança, ou qual é o prato típico?
Estudar a história e a cultura do nosso país é muito biruta. Que tal fazer isso durante a semana?

 

Aqui vão algumas dicas de pesquisa:
Livro Mistérios da Pindorama, de Marion Villas Boas
Livro O Saci Epaminondas, de Alan de Oliveira
Livro Histórias mal-assombradas em volta do fogão de lenha, de Adriano Messias
Comissão Nacional de Folclore
Terra Crianças
Tudo sobre Folclore

 

 

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros