16 de setembro de 2014

O que anda acontecendo com o Planeta Terra?

Os dias são muito quentes ou muito frios. Em alguns lugares chove demais, em outros chove de menos. A cada dia, ouvimos sobre mais casos de problemas na pele e aumento do índice de alergias.

O Agente X-99  andou passeando pelo espaço e nos fez a seguinte pergunta: o que anda acontecendo com o Planeta Terra?

agente x99_2

Para responder a essa pergunta, a Enciclopédia Biruta de hoje vai falar sobre dois fenômenos da natureza que estão relacionados a esses problemas: aquecimento global e destruição da Camada de Ozônio.

Aproveitando que hoje é o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, que tal começarmos por ela? Essa data surgiu em 1985, quando vários países ao redor do mundo concordaram com um tratado para diminuir a emissão dos chamados CFCs (Clorofluorcarbonos). O motivo é simples: esses gases emitem duas substâncias, cloro e bromo, que destroem as moléculas de ozônio que estão no nosso ar.

Mas o que é essa camada de ozônio? E pra quê ela serve? Calma, vamos explicar!

Como você já deve saber, o Sol emite raios ultravioletas que são perigosos para nós, para os animais e para as plantas também. Se eles chegassem até nós, seríamos atingidos por radiações causadoras de câncer de pele e muitas outras doenças. Para nos proteger, uma camada de gás, localizada na estratosfera (segunda camada da atmosfera), envolve nosso planeta como se fosse uma capa ou um filtro. Ela é composta por um outro tipo de gás, o O3,que é responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioletas. Se essa “capa” não existisse, as plantas teriam redução na capacidade de fazer fotossíntese, e os casos de alergias, problemas de pele e nos olhos aumentariam.

Desde o final dos anos 70, a camada de ozônio vinha se tornando cada vez mais fina, por causa da emissão daqueles gases que falamos no começo, os CFCs. Então, um grupo de cientistas alertou os países até que eles decidiram fazer esse tratado, chamado de Protocolo de Montreal. A partir de então, os estudiosos se comprometeram a diminuir a emissão das substâncias que destroem o ozônio (O3).  O CFC, por exemplo, pode ser encontrado em chips de computadores, no ar-condicionado, nas embalagens plásticas, latas de spray, e muitos outros.

Graças aos esforços dos países, a frágil camada de ozônio está começando a se recuperar, desde a década de 80, de acordo com um painel científico das Nações Unidas.

Mas, e o aquecimento global? Você sabe o que isso significa e como surgiu?

Naturalmente, nosso planeta sofre mudanças climáticas por causa do efeito estufa, onde a radiação solar é devolvida pela Terra ao espaço em forma de radiação de calor. Uma parte dela é absorvida pela atmosfera, que envia energia em forma de calor à superfície terrestre. Dessa forma, a Terra não esfria demais e mantem um equilíbrio de temperatura.

Só que todo esse cenário muda quando os agentes poluentes, como dióxido de carbono (CO2), o óxido nitroso (N2O) e o metano (CH4), são liberados em grande quantidade. E você sabe quem é o responsável por isso? O próprio homem, por meio da queima de combustíveis de carros movidos a gasolina e diesel, queimadas e destruição do solo.

Esses gases retém o calor da radiação solar, e o planeta acaba ficando parecido com um pote de vidro cheio de gás e com a tampa fechada. O que acontece? Aumento da temperatura da Terra, ou aquecimento global, com direito a furacões avassaladores, secas intermináveis onde antes havia água em abundância, enchentes devastadoras, extinção de milhares de espécies de animais e plantas, incêndios florestais, derretimento dos pólos e vários outros fatores.

Nessa história, as árvores são nossas amigas, sabia? Durante o processo de fotossíntese, elas absorvem o dióxido de carbono e liberam o oxigênio, purificando o ar e ajudando a diminuir o aumento do efeito estufa. Porém, muitas pessoas não levam isso em consideração, já que o nível de desmatamento tem crescido a cada dia, inclusive na nossa Amazônia.

Se eu fosse uma árvore, ficaria muito triste com essa situação. Mas, ainda podemos ajudar!

Confira algumas dicas aqui e comece a pensar no que VOCÊ pode fazer pelo Planeta Terra!

 

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros