21 de dezembro de 2015

Natal pelo mundo

“E a música continuava. Parecia que cantavam em toda parte, como se a música percorresse o mundo todo e espalhasse a alegria do Natal.”

É assim que o Natal acontece na Estônia para Arno e seus amigos, no livro Primavera.

Mas, será que o mundo inteiro comemora desse jeito? Com muita música e brincadeiras alegres?

globo

 

Na Enciclopédia Biruta de hoje vamos conhecer como o Natal é celebrado em 4 países do mundo. Você quer embarcar conosco nesse trenó de descobertas?

  • Japão

A maioria da população japonesa não é cristã e isso faz com que muita gente acredite que eles não fazem festa nessa época. Mas, a data é comemorada sim, embora não seja feriado. O dia 25 é mais um dia comum, mas os japoneses encerram a noite jantando em família. O cardápio conta com uma receita especial de frango e o que eles chamam de “Christmas Cake”, um bolo de morango com creme chantilly.

japanesechristmascake

As crianças ganham presentes do “Santa Kuroosu”, conhecido por nós como Papai Noel, e fazem trocas de lembranças na escola também. Parece uma espécie de amigo secreto, mas, lá, os presentes passam de mão em mão, enquanto as crianças estão ouvindo música sentadas em roda. Quando a canção termina, o presente que estiver na mão de cada criança é o que elas ganharão.
É uma boa ideia, não? Fica a dica para 2016!

  • Alemanha

Se aqui no Brasil a chegada do Natal nos deixa ansiosos, imaginem o povo alemão. Eles fazem até contagem regressiva, começando cerca de um mês antes, na época chamada de Advento.

Os alemães confeccionam algo muito parecido com as guirlandas que penduramos em nossas portas. O detalhe especial é que a Coroa do Advento conta com quatro velas encaixadas. A primeira é acesa quatro domingos antes do Natal e, a cada semana se acende mais uma. Com isso, eles simbolizam a chegada de Jesus, trazendo luz às pessoas.

AdventCandles

Além da Coroa, as crianças também fazem o Calendário do Advento, a partir do primeiro dia do mês natalino. São 24 “janelinhas”, uma para cada dia. Ao abrir, pode-se encontrar imagens, tarefas, presentes ou guloseimas.

Ao contrário do clima de verão por aqui, é uma época de muito frio na Alemanha, e as pessoas ficam mais tempo em casa, aproveitando para enfeitar o ambiente, preparar biscoitos natalinos (Weihnachtsgebäck), ensaiar músicas de Natal e escrever cartinhas.

header-weihnachtsgebäck

A ceia do dia 24 é bem simples, pois o capricho fica todo para o almoço do dia 25. Enquanto nossas mesas recebem o delicioso peru, as mesas alemãs costumam servir pato. E a festa continua até o dia 26, pois o feriado de Natal dura dois dias!

  • Inglaterra

Lá na terra dos reis e rainhas, o costume das crianças é deixar bolachas, pedaços de bolo de Natal e um copo de leite para o Papai Noel, na noite da véspera. A troca de presentes acontece no dia 25, com direito a almoço e um feriado que dura até o dia 26!
Ao contrário do Brasil, o panetone não é nada famoso. No lugar dele, os ingleses fazem um típico bolo com frutas secas. As cidades são iluminadas com luzes coloridas e muito bonitas!
Esse período do ano não é de férias no país e as crianças estão em aula até as vésperas e acontecem muitas apresentações teatrais e festa de Natal com as famílias na escola. Assim como na Alemanha, lá existe o Calendário do Advento, com um chocolatinho ou docinho para cada dia de dezembro que antecede o Natal.

Advent-Calendar

Na noite do dia 24, as crianças passam de porta em porta cantando músicas natalinas e arrecadando dinheiro para caridade. A vizinhança começa a se juntar, carregando lanternas.

  • Finlândia

As celebrações começam no Domingo de Advento, o primeiro do mês, quando são inauguradas as decorações do comércio.
As crianças finlandesas também têm um Calendário do Advento e acendem as velas do Advento, como na Alemanha. Mas, só no último domingo antes do Natal é que as pessoas compram e decoram suas árvores. Os finlandeses gostam de pendurar bandeiras de vários países e um enfeite chamado “himmeli”.

tumblr_lwpverzpZJ1r0i8wko1_1280

A primeira refeição que comemora o Natal é feita ao meio dia do dia 24/12. Por volta das 17h do mesmo dia, as famílias costumam ir à igreja. Lá, o Papai Noel se chama Joulupukki.

Em qual desses países gostaria de passar o Natal este ano?

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Uma resposta para “Natal pelo mundo”

  1. Fêh Zenatto disse:

    Eu queria passar o Natal na Alemanha. Adoro Natal e os alemães, pelo visto, são super engajados.
    Fora que adoro essa ideia do calendário do advento, pena que aqui no Brasil não é tão comum.

    Beijos!

    Blog Coisa e tal

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros