1 de junho de 2015

Leitores conscientes

Nessa semana, vários estados do Brasil estão se mobilizando para conscientizar a população da importância em preservar o meio ambiente. O principal motivo é a chegada do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de Junho.

Essa data foi escolhida durante a Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo, no ano de 1972, onde foram discutidas várias questões sobre a degradação que o homem causa ao meio ambiente, os riscos para a sobrevivência da humanidade e a importância da preservação dos recursos naturais.

O principal objetivo da ONU (Organização das Nações Unidas) era transformar cada pessoa em um agente de preservação e valorização do meio ambiente. Por isso, em vários países acontecem diversas palestras, campanhas educativas e eventos de incentivo à essa importante questão mundial. E no Brasil não é diferente…

Como leitores responsáveis e conscientes de nosso papel, não poderíamos deixar de nos envolver nessa causa. Por isso, inspirados na série de livros Natureza Brasileira, fizemos uma lista com 10 dicas para incentivar as crianças (e os adultos também!) a se tornarem responsáveis pela preservação do bem mais precioso do nosso mundo, que é o meio ambiente.

1)Enquanto estiver escovando os dentes, feche a torneira e use apenas a quantidade necessária para o enxágue;

torneira

2)Durante o banho, desligue o chuveiro enquanto estiver se ensaboando e procure tomar banhos mais curtos;

chuveiro

3)Ao lavar a louça, deixe a torneira fechada enquanto ensaboa os objetos e reaproveite a água de enxágue para objetos menores e na limpeza da pia;

louça

4)Ao sair, não se esqueça de apagar as luzes do quarto, da sala, do banheiro e da cozinha;

apagar a luz

5)Se não estiver usando, desligue os aparelhos eletrônicos, como: televisão, rádio, computador e carregador de celular;

tomada

6)Tente reduzir o uso do ar condicionado, e mantenha as janelas abertas para que o ar circule na casa;

janela

7)Espere juntar bastante roupa suja para usar a máquina de lavar, utilizando a água e a energia de uma só vez;

lavar roupa

8)Separe o lixo em sua casa, utilizando o método de coleta seletiva: papel, metal, vidro, plástico e material orgânico;

coleta

9)Sempre que possível, evite usar o carro e use mais sua bicicleta (ou os próprios pés!)

bicicleta

10)Reutilize! Antes de comprar algo novo, veja se é possível reutilizar o que você já tem. Imprima nos dois lados no papel sulfite, utilize folhas de rascunho para imprimir pesquisas escolares e reaproveite materiais usados para confeccionar brinquedos ou trabalhos manuais.

reciclar

Para terminar, aqui vai a dica mais importante de todas: conviva mais com a natureza. Faça mais passeios ao ar livre, visite os parques de sua cidade, ajude a conservar a natureza que colore o seu bairro, plante mudas de árvores, conheça os projetos de cuidado aos animais, como o Tamar, e incentive outras pessoas a se tornarem agentes de conservação da natureza. Afinal, nossas atitudes estão construindo o futuro!

 

 

(Imagens: Divulgação)

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Uma resposta para “Leitores conscientes”

  1. […] pode ajudar a proteger a natureza com as dicas que demos aqui. Agora, que tal mergulhar no mundo dos livros Biruta e Gaivota? Se eu fosse uma árvore: Com muita […]

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros