1 de fevereiro de 2016

Ideias que não se esquecem

Você já teve uma grande ideia, mas acabou esquecendo, sem querer?
É isso o que acontece na história do livro A ideia que se esquecia, que trata de maneira divertida e maluquinha os temas de criatividade, escrita e imaginação.
Como a ideia não estava na cabeça de ninguém, começou a sumir. Primeiro, a unha do dedão do pé, depois um pedaço da sua orelha esquerda, e por aí vai…

a ideia que se esquecia

Esse pequeno problema de memória acontece com muita gente, inclusive com crianças e adolescentes. Os motivos podem ser os mais diversos: muitas atividades pra fazer, dificuldade de memorização ou até mesmo falta de organização.

Mas, o Blog Biruta Gaivota não quer que as ideias se percam assim, e vai ajudar com algumas dicas para manter sua criatividade sempre em ação:

  • Faça perguntas. Sobre tudo e para todos. Quem sabe, sua ideia não surge no meio de uma conversa com alguém?
  • Observe sua vida por pontos de vista diferentes do que está acostumado. Assim, você poderá fazer perguntas diferentes e receber respostas diferentes, aumentando seu conhecimento.
  • Faça suas atividades favoritas de um jeito novo. Invente uma nova forma de organizar seus livros, visite lugares novos para praticar esportes, invente uma nova brincadeira e assim por diante.
  • Leia livros diferentes. É bom intercalar gêneros literários para aumentar seu vocabulário e conhecer novos tipos de escrita.
  • Pesquise com mais dedicação. Ao invés de procurar apenas o que você quer saber, mergulhe mais fundo e tente descobrir de onde veio a informação, quem foram os envolvidos, onde tudo aconteceu, etc.
  • Esteja atento e conheça pessoas novas. Observe como elas falam, o que fazem e como reagem. Pessoas são ótimas fontes de inspiração para novas ideias!
  • Tire um tempo para descansar a mente. Procure ficar, pelo menos, 15 minutos por dia sem ler, escrever ou conversar. Apenas você e o silêncio. Quando a mente está muito agitada, fica difícil organizar as ideias.
  • Não tente resolver tudo de uma vez. É importante ser organizado na hora de realizar tarefas, lições de casa e até mesmo ler um livro. Se você não consegue focar em uma coisa por vez, as ideias podem vir incompletas ou sem sentido.
  • Quando quiser criar algo novo, faça a brincadeira da tempestade de ideias. Anote em um papel tudo o que estiver pensando. As vezes, as melhores ideias surgem quando você deixa sua criatividade solta.
  • Imagine o futuro. Brinque de imaginar como será a vida daqui a 5 anos e o que precisa acontecer para que seus sonhos se realizem. Pense nas dificuldades que poderá encontrar, e como você pode resolvê-las.

Existem muitas dicas para manter sua criatividade em exercício e nunca perder novas ideias. Mas, com essas você já pode começar a exercitar sua mente de um jeito novo.

E se, nesse momento, você estiver sem ideias novas ou sem criatividade para fazer suas tarefas, é só mergulhar no catálogos da Biruta e da Gaivota para embarcar em uma nova história de aventura, ficção, romance, e muito mais!

ideia_27

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros