6 de abril de 2015

Formigas-zumbis

O que será que acontece quando um meteorito cai bem em cima de um formigueiro?

Lá no livro de Joaquín Londaíz, nós descobrimos que a radiação pode transformar os insetos em Formigossauros superpoderosos!
É verdade, nós lemos com nossos próprios olhos. E a turma do circo que estava nas redondezas foi testemunha dessa poderosa transformação. Para saber mais, você vai ter que ler o livro todo e descobrir como foi que essa aventura terminou.

Mas, na vida real, a história continua. Dessa vez, ao invés de Formigossauros, nós descobrimos que existem formigas zumbis andando por aí e destruindo diversas colônias.

Essa mutação acontece quando o organismo das formigas é invadido por fungos parasitas, que as dominam e alteram radicalmente o seu comportamento.

formiga-zumbi-450x300

A ação do fungo é capaz de travar as mandíbulas de formigas carpinteiras, onde começará a se reproduzir e infectar outros hospedeiros. Assim que se instala, o fungo cresce no organismo e espalha as substâncias com efeitos colaterais, impedindo a formiga de realizar suas atividades normais. De repente, ela perde seus sentidos e começa a “vaguear” e a andar em círculos ou em ziguezague por perto da colônia, enquanto servem de instrumento para que o fungo se alimente das plantas rasteiras.

76688064015101034

Quando morrem, o fungo passa a se alimentar de seu corpo e cria um ambiente ideal para que se reproduzir. Depois de desenvolvidos, rompem a cabeça da formiga, liberam a carcaça e migram para um novo hospedeiro.

Assim, as formigas-zumbis se proliferam até atingir as outras formigas da colônia, dando continuidade ao ciclo.

De acordo com alguns pesquisadores, alguns relatos de formigas-zumbis foram descritos em meados do século 19, pelo naturalista Alfred Russel Wallace, que encontrou duas dessas espécies na Indonésia.
Aqui no Brasil, algumas espécies foram encontradas na Mata Atlântica de Minas Gerais, no Sudeste.
Se encontrar alguma formiga-zumbi por aí, tira uma foto e manda pra gente, tá?

O vídeo abaixo mostra como é que acontece esse processo. Quem é corajoso o suficiente para assistir?

 

 

Fonte de pesquisa:

G1
Veja
Canna-club

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Uma resposta para “Formigas-zumbis”

  1. Fêh Zenatto disse:

    Que loucura, gente!
    Isso me lembrou a maldição imperdoável Imperio, do Harry Potter. As coitadas das formigas têm que obedecer as ordens dos fungos.

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros