25 de novembro de 2013

Fases Lunares

Já se perguntaram por que tem vezes que, ao olharmos para o céu, vemos a lua cheia e redonda e em outro dia a enxergamos bem fininha? Para tirar essa dúvida, basta entender as fases do ciclo lunar.

Assim como em As Luas de Vindor em que cada princesa representa uma lua, o ciclo lunar possui quatro fases e em cada uma a Lua aparece para nós de um jeito.

A Lua, como é um satélite, não possui luz própria, mas brilha em nosso céu de acordo com sua posição em relação ao Sol. A luz solar é refletida na Lua em direção à Terra, possibilitando que nós a enxerguemos. As fases se dão na forma em que essa luz incide na Lua.

São quatro as suas fases: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante.

A primeira fase ocorre quando o Sol reflete o lado da Lua que não está voltado para Terra. Desse jeito, a parte iluminada fica do lado oposto de nós e por isso não conseguimos vê-la.

A segunda fase ocorre quando a Lua está posicionada a 90° em relação ao Sol. Deste modo, podemos enxergar um quarto da Lua, parte esta que reflete a luz solar.

É na terceira fase que vimos a Lua inteira. O Sol ilumina o lado da Lua que está voltado para a Terra e essa luz é refletida de forma que possamos enxergar uma Lua enorme e cheia.

Finalmente, é na quarta fase que vemos o outro finalzinho da Lua. A luz do Sol é refletida em um quarto da Lua voltada para a Terra.

destaque-luas

As quatros fases da Lua representam o tempo necessário para que ela complete a volta em torno da Terra. O ciclo completo dura cerca de um mês.

Há planetários espalhados no Brasil inteiro para que se veja mais de perto os fenômenos astrológicos. Separamos aqui a programação de três cidades:

São Paulo: o Parque do Ibirapuera foi o primeiro a inaugurar um planetário no Brasil. A programação é feita em dois horários nos finais de semana. http://goo.gl/tCqFYi 

Rio de Janeiro: há uma observação do céu de quartas-feiras no planetário do Rio de Janeiro. São quatro telescópios para enxergar mais de 60 mil objetos no céu! http://goo.gl/RCMQHw

Belo Horizonte: com programações diárias, no dia 28 deste mês terá uma seqüência de sessões sobre estrelas no planetário. http://goo.gl/zI4nDn

Para quem gosta de observação e astrologia, o mês pode se tornar mais interessante ainda durante as noites!

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros