14 de março de 2016

Dia Nacional dos Animais

Hoje é o Dia Nacional dos Animais. Você sabia?
Uma data pouco lembrada em nosso país, mas muito importante para conscientizar a respeito do cuidado que todos devem ter com os animais domésticos ou selvagens.

Temos uma fauna muito rica e bela, mas com muitos bichinhos ameaçados de extinção e sofrendo maus tratos. De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime e, por isso, é necessário trazer o assunto à tona e refletir sobre nosso papel nessa luta. O Ministério Público do Estado de São Paulo até criou uma Cartilha de Defesa Animal, para facilitar a identificação de maus tratos e informar como é possível fazer denúncias.

Para contribuir com essa luta, que tal conhecer um pouquinho mais sobre alguns animais da nossa fauna? Valorizar o que temos de bom, é um bom começo!

Fizemos uma lista com alguns livros birutas cheios de informações que vão encantar esse dia especial.

A Ararajuba
As aves brasileiras são de uma beleza incomparável.
A ararajuba, ameaçada de extinção, é uma dessas aves. Também conhecida como jandaia, vive no topo das árvores mais altas. É de lá que vê o mundo.

ararajuba capa ok2

A Baleia-corcunda
Se apresenta por meio da narrativa e das ilustrações de Matuck, contando suas histórias.
O leitor vai acompanhá-la desde o local de nascimento, viajar pela Antártida, aprender sobre seus hábitos alimentares e sobre as características físicas.

A Baleia Corcunda

O Beija-flor-de-topete
Vive nas matas do Espírito Santo e é um dos menores beija-flores que existe.
O seu tamanho, entretanto, não o torna covarde e nem medroso. É o que nos conta Matuck por meio de textos e de ilustrações preciosas.

beija flor capa 7ed_2011

O Lobo-guará
Quem não conhece um lobo? E o lobo-guará é diferente daqueles que aparecem nos desenhos e dos que estão nos zoológicos?
Onde se pode encontrar o lobo-guará, quais são os seus hábitos e o que gosta de comer?

Lobo GuaraÌŁ Capa Af 03.ai

O Gambá
Você já viu um gambá de perto? Sabe como é a vida dele? Neste livro, você vai aprender mais sobre esse animal, que pode aparecer perto da sua casa, seja no campo ou na cidade…
Quando falamos de gambás, logo pensamos em um cheirinho ruim… Mas você sabia que os filhotinhos são muito corajosos? Descubra neste livro como eles crescem e veja por que as galinhas têm tanto medo deles!

capa gamba frente GRAMPO

O João-de-barro
Você achava que só o homem era capaz de construir casas e prédios? O joão-de-barro também é um ótimo construtor! Agora você pode descobrir o que existe dentro de uma casinha de joão-de-barro e como crescem os seus filhotes.

joao barro site

Os Morcegos
O que você sabe sobre morcegos?
Imagina criaturas assustadoras alimentando-se de sangue? Bichos de ponta-cabeça em uma caverna sombria?
Esses animais estão em nosso imaginário e guardam muitos segredos. Neste livro você irá além da imaginação e conhecerá todos eles.
Onde vivem, como se reproduzem, o que comem, as diferentes espécies… e muito mais!

AF2_capa_morcegos

Quem sou eu? Adivinha sobre aves
Todos adoram adivinhas porque elas são muito divertidas! Além disso, vencer os desafios é muito bom. Mas no livro Quem sou eu? Adivinhas sobre aves as adivinhas têm mais uma qualidade: podemos aprender com elas.

Você já olhou um passarinho por aí, achou lindo, e perguntou para você mesmo: “Qual será o nome dele?” Neste livro, os pássaros brincam de adivinhas, e você vai aprender muito sobre eles!

Os autores, biólogos apaixonados pela natureza, capricharam na escolha das aves que fazem parte deste livro e na elaboração de adivinhas para cada uma delas.

Quem-sou-eu-aves

Você sabia? Nomes populares dos animais da fauna brasileira de A a Z
O livro propõe adivinhas sobre os animais brasileiros e traz informações sobre seus hábitos. Os nomes dos animais aparecem de diversas formas: separadas por letras, em sílabas e em frases. É divertido para os que estão se alfabetizando.

Você sabia

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros