21 de março de 2016

Dia das florestas

Hoje é mais um dia especial para o nosso Planeta Terra, porque se comemora o Dia Internacional das Florestas.

Aliás, você sabia que existia esse dia? Pois é, ele existe e é super importante falar sobre os objetivos dessa comemoração.

As florestas escondem muitos segredos e mistérios, histórias antigas e até mesmo alguns crimes, como no livro Duas vezes na floresta escura.
Mas, são, principalmente, o pulmão do nosso planeta.

Para entender melhor, confira algumas informações sobre elas abaixo:

  • As bacias hidrográficas e as zonas úmidas florestais fornecem 75% da água doce acessível ao mundo;
  • Cerca de um terço das maiores cidades do mundo obtém uma quantidade significativa da sua água potável diretamente de áreas florestais protegidas;
  • As florestas são filtros de águas naturais;
  • As florestas abrigam grande parte da nossa biodiversidade;
  • As matas ciliares (próximas aos rios) preservam a integridade dos rios, protegem os solos de erosões e fornecem melhor qualidade de vida.

amazonia_o_maior_patrimonio_do_pais_em_biodversidade

E foi pensando na necessidade de sensibilizar a população mundial sobre a importância das florestas na nossa vida, e a necessidade de preservá-las, que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) criou o “Dia Internacional da Floresta”, no dia 21 de Março, por causa do início na Primavera do Hemisfério Norte. A data é comemorada em todo o mundo, mas aqui no Brasil possui um enfoque maior em Setembro, quando comemoramos o Dia da Árvore.

O objetivo é o mesmo, mas as datas coincidem com o início da Primavera em diferentes regiões do mundo.

 

Congresso Florestal Mundial

Aconteceu em 2015, também com o apoio da FAO, e destacou a importância das florestas para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, para curar e proteger o nosso planeta. (Confira mais informações aqui)

UN_GlobalGoal_Still003-1024x576

Entre os compromissos firmados, há um grande destaque para a preservação das florestas, veja só:

Reconhecemos que o desenvolvimento econômico e social depende da gestão sustentável dos recursos naturais do nosso planeta. Estamos, portanto, decididos a conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos e mares, recursos de água doce, bem como florestas, montanhas e terras áridas e proteger a biodiversidade, os ecossistemas e a vida selvagem. Nós também estamos determinados a promover o turismo sustentável, combater a escassez de água e a poluição da água, fortalecer a cooperação sobre a desertificação, as tempestades de poeira, a degradação dos solos e a seca e promover a resiliência e a redução do risco de desastres.

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

Muito bacana e consciente, não acha?

Junte-se a nós nessa luta por um mundo mais saudável para todos, e Feliz Dia Universal das Florestas!

 

Fontes de pesquisa:

Brasil escola / ONUBR / AGENDA 2030

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros