7 de maio de 2015

Desbravando a Estônia

Você gosta de viajar? Conhecer a história de cada lugar, ouvir um novo idioma, comer pratos típicos e ver rostos diferentes?
Que tal embarcar nessa Enciclopédia Biruta e desbravar os cantos e encantos da Estônia, o país onde se passa a história de Arno e seus amigos, em Primavera?

A viagem começa assim: era uma vez um país que ainda não era país.
Calma, já vamos explicar. Durante a Idade Média, o território da Estônia foi conquistado pelos Dinamarqueses, depois pelos Alemães, pelos Suecos e, por fim, pelos Russos. Ufa! Quanta gente querendo dominar esse povo, não é?
Só depois da Primeira Guerra Mundial, o país conseguiu sua independência. Mas, não durou muito tempo. Em 1940, os estonianos foram dominados, de novo. Dessa vez, pela União Soviética. Até que, finalmente, em 1990, conseguiram declarar sua independência, que foi reconhecida pelos demais países europeus.
Tanta luta por um país, só pode significar uma coisa: deve ser um lugar muito especial! Vamos conhecer um pouco mais?

O país

A Estônia é um país pequeno, banhado pelo Mar Báltico e integrante do continente europeu. Faz fronteira com a Rússia, a Letônia e o Golfo da Finlândia. Possui mais de 800 ilhas, sendo Saaremaa e Hiiumaa as maiores.

estonia-mapa

 

O país tem uma população de, mais ou menos, 1.250.000 habitantes, e quase 70% se encontra em áreas urbanas. Por conta da proximidade com os países que fazem fronteira, 67,8% da população são de origem estoniana, 24,8% de origem russa, 1,7% ucraniana, 1% de origem bielorrussa, 0,6% finlandesa e o restante de origem não especificada, portanto, além do idioma oficial estoniano, um bocado de gente também fala russo e ucraniano.

A capital é Tallinn, uma pequena e agradável cidade com atrativos medievais e cerca de 400 mil habitantes. Todos os principais pontos turísticos estão localizados próximos à Cidade Velha, listada como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO. Possui um centro medieval composto por duas áreas, a cidade baixa e a parte alta, Toompea. A maior parte desse conjunto é cercada por antigas muralhas que isolam o centro dos demais distritos da capital. Essas construções são datadas da Idade Média, quando os cruzados alemães dominaram o país. Também há alguns vestígios da Era Soviética, como a base militar de Paldiski.
Um dos encantos de Tallin é saber que a maioria dessas construções nunca passou por grandes reformas ou foram reconstruídas. Não é à toa que a cidade é conhecia como a “Pérola Medieval da Europa”!

Old_town_of_Tallinn_06-03-2012

 

O clima

Como você deve imaginar, as temporadas de invernos são bem caprichadas. As temperaturas médias não passam de –10°C. Na primavera e no outono, o clima é um pouco melhor e as chuvas são mais leves. No verão, a média é de 16°C. Porém, ao longo do ano, a temperatura fica mesmo entre 4 e 7 °C. Quando for visitar o Arno, não esqueça de levar seus agasalhos mais quentinhos, hein?

tallinn

 

 

Culinária

Todo o passado histórico acabou influenciando a culinária da Estônia, que possui características da cozinha alemã, escandinava e russa. Lá, você vai encontrar bastante pão de centeio, carnes e peixes defumados, presuntos, salames, queijos, iogurtes, pudins e muitos laticínios.
Um dos pratos mais populares é o “sauerkraut”, também conhecido como chucrute.

sauerkraut stew (mulgikapsad)

 

Quem gosta de doces, costuma procurar pelo famoso marzipã, feito à base de amêndoas e criado originalmente pelos estonianos. Os turistas que passarem por Tallinn poderão conhecer um pouco mais sobre a história do doce e como ele é feito em sua forma original no Museu do Marzipã.

11HOURS3-popup

marzipan

Atrações principais

- Catedral Aleksand Nevsky, a maior igreja ortodoxa de Tallinn;

Catedral_de_Alejandro_Nevsky,_Tallin,_Estonia,_2012-08-11,_DD_46

- Castelo Toompea, que hoje funciona como sede do parlamento e oferece vistas incríveis da cidade graças aos seus dois mirantes públicos;

toompea

- Lahemaa “rahvuspark”, ou parque nacional, localizado em uma região rural da Estônia, a cerca de 70 quilômetros de Tallinn. Conta com 475 quilômetros quadrados de área rural, além de outros 250 quilômetros quadrados de área marinha. Abriga 14 lagos, oitos rios e quatro cachoeiras, além de vistas inesquecíveis.

lahemaa3

Curiosidades
- O sistema de transporte público na capital do país é gratuito para todos os residentes da cidade;
- Quase 50% de todo o território é coberto por florestas;
- A Estônia tem a maior coleção de canções folclóricas do planeta, contando com um total de 133 mil músicas;
- A Estônia é o país europeu que venceu mais vezes uma competição maluca que ocorre anualmente, na qual os participantes devem apostar corridas carregando suas esposas ou namoradas.

 

Fontes de pesquisa:
Megacurioso
BBC
Imbipaju
Infoplease
Viajeaqui

Imagens de divulgação

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

2 respostas para “Desbravando a Estônia”

  1. Fêh Zenatto disse:

    Adorei o post. Estou lendo Primavera e assim fica mais fácil se orientar com o lugar da história porque eu realmente não sabia NADA da Estônia, mal sabia onde se localiza. Vergonha!

    A arquitetura é tão incrível! Fiquei muito curiosa pra conhecer!

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros