7 de abril de 2014

De onde vem os sonhos?

Em O homem do sonho, o autor Gianni Rodari nos apresentou um homenzinho meio engraçado, que todas as noites visita nosso quarto para nos levar em aventuras malucas no céu, no mar e na terra. Em um momento, você está escorregando no arco-íris, segurando só um guarda-chuva. No outro, está caindo no meio do mar e… tchibum! Foi parar no meio de uma perseguição com bandidos malvados. De repente, sem mais nem menos, está no meio da sala de aula e não sabe fazer a lição. Que loucura!

Imagem2

Na verdade, esse homenzinho não é o responsável pela viagem que fazemos nos sonhos. Você sabe quem é? Nós mesmos!

Enquanto dormimos, nosso cérebro continua trabalhando, afinal ele é o responsável por guardar todas as coisas que aprendemos e vivemos, em forma de memória.

É muito comum, depois de um dia cansativo na escola, por exemplo, tirar uma soneca durante a tarde e sonhar com aquela aula bacana de história que assistiu pela manhã. De repente, você virou um índio e está à beira de uma praia assistindo a chegada de Pedro Álvares Cabral nas terras brasileiras. Quando os barcos estão chegando mais perto da areia, você começa a perceber que as pessoas que estão saindo dos barcos são, na verdade, seus colegas de sala. Assustado, você sai correndo em direção à floresta amazônica e dá de cara com o personagem do seu desenho favorito, te chamando para entrar em um esconderijo secreto no meio das árvores. E por aí vai…

Tudo isso acontece porque nós estamos o tempo todo recebendo informações. Seja em casa, na escola ou brincando com seus amigos. Nosso cérebro fica tão cheio de histórias e lições aprendidas que, quando você vai dormir, tudo se mistura e vem à tona em um sonho que não tem pé nem cabeça. Misturamos uma conversa que tivemos de manhã, com as lições da escola e os desenhos que passam na TV e vira tudo uma bagunça!

Imagem4

As vezes, também sonhamos com coisas que ainda não aconteceram. É isso mesmo!!

Sonhamos com viagens que ainda não fizemos ou com um passeio da escola que só vai acontecer no mês seguinte. Isso pode ser explicado pela sua ansiedade, que faz com o cérebro reúna muitas informações sobre as expectativas que você tem para o que ainda vai acontecer.

Existem algumas teorias que tentam explicar porque sonhamos. O psicanalista mais conhecido do mundo, chamado Sigmund Freud, dizia que os sonhos são a manifestação dos nossos desejos. Ou seja: se você for dormir com vontade de comer chocolate, provavelmente vai sonhar que está comendo chocolates deliciosos.

Outros estudiosos acreditam que os sonhos nos ajudam a resolver os problemas da vida real. Por exemplo: a professora de inglês pediu um trabalho para entregar daqui a dois dias, valendo uma boa nota. Quando você cai no sono de noite, começa a sonhar que acordou atrasado no dia da entrega do trabalho e os portões da escola já estavam fechados. A professora não quis aceitar o seu trabalho depois, e você ficou sem nota.

No dia seguinte, ao acordar, a primeira coisa que você pensa é: programar o despertador para um horário mais cedo do que o normal, assim você não correrá o risco de se atrasar para a entrega do trabalho.

Faz bastante sentido, não?

Seja lá o que significa e como acontece, é muito gostoso sonhar.

Então, faça como o personagem de O homem do sonho: pegue seu guarda-chuva, escorregue no arco-íris e divirta-se!

Bons sonhos!

Imagem3

Algumas curiosidades:

- Podemos ter um sonho, dentro de outro sonho?
Sim, isso se chama “falso espertar”: você acha que acordou, mas ainda está dormindo.

- O sono tem fases?
Sim, passamos por 4 fases do sono.

A Fase 1 acontece quando fechamos os olhos para dormir. Nosso corpo libera uma substância chamada melatonina, que faz com que fiquemos sonolentos.

A Fase 2 é quando nossos coração começa a diminuir a velocidade dos batimentos, os músculos relaxam e a temperatura do nosso corpo também diminui. É aí que começa um sono leve.

Na Fase 3, todo o nosso corpo funciona mais devagar e a respiração fica mais leve. O único que continua cada vez mais ativo, é o cérebro.

Enfim, quando chegamos na Fase 4, mais conhecida como REM (Rapid Eye Movement, ou Movimento Rápido dos Olhos), mergulhamos em um sono profundo, que é o momento em que os sonhos começam.
Se somos acordados durante o sono e voltamos a dormir, começa tudo de novo. Mas, se estivermos bem relaxados, podemos chegar bem rápido à fase de sono REM.

- Quantos sonhos temos por noite?
4 ou 5 vezes por noite. Eles começam curtos (3 a 4 minutos) e vão ficando maiores conforme a noite avança, chegando a quase uma hora no início da manhã.

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros