27 de agosto de 2015

De onde vêm as cores?

Pra onde quer que você olhe, há cores espalhadas. No céu, na terra, no mar e até no ar. Foram essas descobertas que o autor Cyro de Mattos mostrou no livro O que eu vi por aí. Mas, queremos saber: qual é sua cor preferida? Você sabe por que ela existe?

Em 1666, o físico Isaac Newton descobriu que todas as cores vêm de um só lugar.
Parece mentira, mas é verdade! Continue lendo para saber mais…

 

Newton fez uma experiência simples: deixou um raio de luz atravessar um cristal, chamado prisma. Quando isso aconteceu, a luz branca se dividiu em várias cores, como um arco-íris.

newton_wide-1200

Você deve estar se perguntando: se todas as cores vem do branco, como é que conseguimos ver cada cor separada?

Imagine só: uma bola é arremessada na trave de um gol e, logo em seguida, bate no chão. É assim que acontece com a luz. Ela bate em uma superfície e se reflete, num processo é chamado de reflexão.

Tudo que existe, absorve e reflete alguma quantidade de luz. Por isso, quando vemos uma bola azul, por exemplo, estamos vendo um objeto que absorveu todas as cores e refletiu principalmente a cor azul.

Com o verde e  o vermelho, é a mesma coisa. Todas as cores estão ali, mas apenas uma é refletida.
Já a cor preta, é outra história. Significa que um objeto absorveu todas as cores e não refletiu nenhuma. E o branco, ao contrário, mostra que o objeto refletiu todas as cores.

Cor

Parece meio confuso, mas é muito simples. Pegue um CD antigo na gaveta de casa. Vire ao contrário, colocando a parte brilhante na direção da luz. Quando você começar a mexer a mão, perceberá que a superfície prateada é, na verdade, a mistura de várias cores.

cd-colors-1527948

E é assim com tudo o que existe. O olho humano pode enxergar milhares de cores diferentes, mas todas derivam de uma poucas cores primárias, refletidas pela luz do branca.

Tente fazer um teste em casa. Misture amarelo com azul, vermelho com amarelo, vermelho com azul… as combinações são infinitas. Muitas cores, formando muita outras…

paint-it-5-1192901-1600x1200

Que coisa maluca, não? Mas, você já deve estar acostumado com essa vida cheia de descobertas. O Blog Biruta Gaivota também está sempre descobrindo coisas novas.

 

Ficou com alguma dúvida? Quer se juntar a esse time de curiosos? Mande suas descobertas e sugestões para comunicacao@editorabiruta.com.br e participe dessa grande enciclopédia!

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros