21 de janeiro de 2016

Bibliotecas birutas de São Paulo

A capital paulistana completa 462 anos, em 2016. Como você vai celebrar essa data?

Com a ajuda do Heitor, personagem do livro Os meninos da biblioteca, fizemos uma lista com 5 bibliotecas infantis da cidade para conhecer neste fim de semana (ou durante o ano!).

Vamos começar com a preferida do nosso amigo Heitor:

Biblioteca Anne Frank
Iniciou suas atividades em 16 de junho de 1947, com salas de leitura, de empréstimo e, pouco tempo depois, com cinema para crianças. Em 1953 foi lançada a pedra fundamental do novo prédio, em um terreno de 1200 m².
No dia 17 de maio de 1955 foram inaugurados a Biblioteca e o Teatro Infantil do Itaim, passando a denominar-se Biblioteca Infantil Anne Frank, em homenagem à jovem escritora, heroína da 2ª guerra mundial.
Endereço: Rua Cojuba, 45 – Itaim Bibi – CEP: 04533-040
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 16h

biblioteca

Biblioteca Mário de Andrade
Fundada em 1925, como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior do país, superada apenas pela Biblioteca Nacional.
Possui um acervo com mais de 3 milhões de itens e disponibiliza ao público o acesso às áreas de consulta das coleções fixas (Artes, Coleção Geral, Mapoteca e Raros e Especiais), além do Auditório.
Você também pode aproveitar o setor Circulante, inaugurado em 25 de janeiro de 1944, que conta com um acervo de 2500 volumes disponível para empréstimo de literatura brasileira e estrangeira, livros de ciências humanas e artes, dicionários, enciclopédias, diretórios e muito mais. Ah… e dá pra acessar o catálogo online, antes de fazer a visita. Muito biruta, né?
Endereço: Edifício principal – Rua da Consolação, 94
Consulte o site oficial para conferir o Horário de Funcionamento de cada Coleção


Biblioteca Monteiro Lobato
A Biblioteca Infantil Municipal foi criada em 14 de abril de 1936, como parte de um projeto de incentivo à cultura, idealizado por um grupo de intelectuais liderado por Mário de Andrade.
É a mais antiga biblioteca infantojuvenil em funcionamento no Brasil. Em 1955, passou a ser Biblioteca Monteiro Lobato em homenagem ao escritor que tanto encanta crianças, jovens e adultos.
Possui cerca de 30 mil títulos e abriga um acervo com livros, cartas, fotografias e objetos pessoais que Monteiro Lobato costumava usar para contar histórias a crianças, além de um espaço com arquivo histórico de literatura infantojuvenil, didáticos e gibiteca.
Endereço: Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feiras das 8h às 18h e sábado das 10h às 17h

monteiro-lobato-entrada_1326289824

Biblioteca Hans Christian Andersen
Foi a primeira biblioteca da região leste de São Paulo, inaugurada em 9 de julho de 1952 como Biblioteca Infantil do Tatuapé. Passou a denominar-se Biblioteca Infanto-Juvenil Hans Christian Andersen em homenagem ao escritor dinamarquês conhecido mundialmente por seus contos de fadas.
Para abrigar um espaço temático, além da aquisição de um acervo especial, o Sistema Municipal de Bibliotecas teve a preocupação de criar um ambiente próprio e com características do universo mágico dos Contos de Fadas e das histórias infantis. Para isso, montaram um espaço prazeroso e aconchegante que atrai as crianças de diferentes ideias para o corredor encantado onde estão figuras das histórias de Hans Christian Andersen, como a bailarina e o anjo.
Na sala temática, as estantes de livros têm o formato de um castelo medieval e produzem um espaço acolhedor para os pequenos (e grandes!) leitores escolherem seus livros prediletos para ler ou emprestar. Ficou curioso para conhecer?
Endereço: Av. Celso Garcia, 4142 – Tatuapé
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 10h às 19h e sábado das 9h às 16h

Biblioteca Infantil Multilíngue Duda Porto de Souza
Inaugurada em agosto de 2013, é o primeiro espaço da América Latina com livros em diversas línguas para crianças e jovens até 19 anos.
O espaço parece uma caixa de brinquedos, com estrutura de madeira, poltrona decorada, pufes, salas de leitura e muitas histórias.
O projeto foi idealizado por Duda Porto de Souza em 2009, época em que a jornalista começou a angariar doações, entre elas DVDs, revistas, gibis, itens de informática e brinquedos.
Hoje, conta com mais de 10 mil exemplares em inglês, espanhol, francês, chinês, russo, bósnio e, é claro, o português.
A ideia é unir pessoas de todos os níveis sociais, credos e raças. Você que é curioso, estará no lugar certo!
Endereço: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
 – Rua Dr. Álvaro Alvim, 90 – Vila Mariana
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 16h

1

De qual você gostou mais?
Conhece mais alguma que não faz parte dessa lista? Mande um e-mail para nós, contando sua experiência. (contato@editorabiruta.com.br)

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros