3 de março de 2016

Aventuras da Imperatriz Leopoldina

A Família Real viveu muitas aventuras em terras brasileiras, durante o período Imperial. E Os Invencíveis adoram mergulhar nessas histórias, como vocês já perceberam.

Já falamos em outra Enciclopédia Biruta sobre a Capela Real, no Rio de Janeiro. Lembra?

E, para comemorar o lançamento da nova capa do livro Enigma na Capela Real, vamos contar um pouquinho sobre uma das personagens principais dessa história: a imperatriz Leopoldina.

Gênio a descreve assim:
“Ela nasceu muito longe do Brasil, na Áustria, no frio da Europa, no século XVIII.
Era filha de um imperador. Mas, por que ela veio parar aqui?
Por que ela atravessou um oceano inteiro num navio, por mais de um mês, para casar com um homem que ela jamais tinha visto antes? Ela se casou com D. Pedro I, e chegou até a governar o Brasil algumas vezes, quando o imperador viajava.
Leopoldina nunca mais voltou para a Áustria, nunca mais viu seu pai, viveu e morreu aqui, em 1826. Pelo menos coragem não faltou a essa mulher”.

E não faltou mesmo, porque era uma mulher cheia de atitude e com uma educação ímpar: desde pequena, adquiriu conhecimentos científicos políticos, históricos e artísticos, além de aprender idiomas estrangeiros, especialmente o francês. Além disso, precisou superar muitas mudanças em sua vida, inclusive nos costumes, vestimentas e alimentação aqui no Brasil.

Seu casamento com D. Pedro I não foi fácil. Foram 9 anos de união e sete filhos, dos quais o mais novo, Pedro de Alcântara, sucederia o pai no trono brasileiro. E a parte triste é que, apesar do apoio político que sempre ofereceu a seu marido, a vida conjugal foi um fracasso, com relações adúlteras de Dom Pedro com sua amante e dama de companhia, Domitila de Castro, também conhecida como Marquesa de Santos, e outros casos que resultaram em filhos bastardos do imperador.

Apesar disso, foi uma mulher admirável por sua inteligência, visão política e ideais. Gostava de botânica e mineralogia e ficou encantada com a nossa natureza. Quando veio para nosso país, trouxe importantes artistas e intelectuais, como os botânicos Karl Friedrich Phillip von Martius e Johann Baptiste von Spix, o naturalista Emanuel Pohl e o pintor Thomas Ender. Ajudou a desenvolver estudos sobre ciências naturais e era uma mulher muito curiosa, como o Sombra, amigo dos Invencíveis.
Agora, chega de fatos históricos e vamos rumo à próxima aventura. Os Invencíveis esperam por você em Mistério no Museu Imperial, Enigma na Capela Real, O Segredo do Colecionador e O Mistério da Ilha de D. João VI.

Misterio-no-Museu-2a-edicao_CAPA_baixa Enigma na Capela 2a edicao CAPA

 

O segredo 3ed.2010 capa mistério ilha site

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros