21 de abril de 2014

As estações do ano

Se você fosse uma árvore, seria grande ou pequena? Bem colorida, ou toda verdinha? Com muitas frutas gostosas ou muitas flores cheirosas?

Em Se eu fosse uma árvore, você é convidado a se transformar em uma árvore de sementes encantadas, ou em uma árvore maluca de flores bem perfumadas. Como seria essa aventura?

Antes de mergulhar no mundo da imaginação, descubra com a gente o que são as estações do ano e como é que as árvores ficam em cada uma delas.

O Planeta Terra gira de duas formas diferentes ao mesmo tempo: uma é a rotação, quando ele gira em volta dele mesmo. Esse movimento dura um dia inteiro, e faz com que exista o dia e a noite. Já o segundo movimento, chamado de translação, dura o ano inteirinho para se completar e faz com que um dos lados do Planeta fique exposto ao sol. E é esse movimento que faz com que as estações existam.

Aqui no Brasil, que está localizado no Hemisfério Sul, começamos o ano com o Verão, a estação mais quente do ano. Normalmente, os dias parecem ser mais longos e as noites mais curtas. Nesse período, as árvores estão cheias de flores e fazem sombras bem gostosas pra gente se refrescar quando estiver muito quente.

se eu fosse verão

Depois do Verão, é a vez do Outono chegar e trazer renovação. Durante esse período, a temperatura começa a diminuir e as árvores começam a ficar amareladas e mais vazias, pois as folhas começam a cair.

se eu fosseoutono

Então, chega o Inverno com suas temperaturas baixas, os dias mais curtos e as noites mais longas. É nessa estação que o Hemisfério Sul recebe menos luz e calor do Sol, por isso, temos a impressão de que o dia passa mais rápido. Durante os meses em que estamos no Inverno, as árvores perdem todas as suas folhas. Mas não pense que é uma época ruim para elas. Faz parte do ciclo de vida e o processo de sobreviver durante um tempo difícil, faz com que as raízes fiquem mais fortes e cheias de vida.

se eu fosse inverno

Por fim, chega a Primavera, a estação mais bonita e esperançosa! A temperatura começa a subir de novo, e tudo começa outra vez. Dos galhos vão nascendo folhas, flores e frutos. Os pássaros voltam a visitar a copa das árvores para buscar alimento e moradia. O dia a dia fica mais bonito com o colorido das flores, e todos se aventuram em mais um ano de muitas aventuras e aprendizados.

se eu fosse primavera

E aí, o que acha de se transformar em uma árvore e viver aventuras divertidas durante as estações do ano?

Curiosidade sobre as datas de início das estações no Brasil em 2014:

Outono: 20 de Março
Inverno: 21 de Junho
Primavera: 22 de Setembro
Verão: 21 de Dezembro

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

2 respostas para “As estações do ano”

  1. André Luiz disse:

    ESSE LIVRO PARECE SER LINDO <3
    Babei nas pequenas imagens que trouxeram e fiquei com vontade de conhecer mais!

    Abraço*

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros