10 de dezembro de 2015

A vida no espaço

Você gostaria de conhecer o espaço com o Agente X-99?
Então, embarque no nosso foguete espacial e conheça um pouco sobre a rotina dos astronautas e como é a vida lá em cima.

As informações a seguir vieram diretamente da NASA, por um questionário respondido pelos próprios astronautas. Aqui você pode encontrar mais informações curiosas antes de viajar.

O que os astronautas fazem na Estação Espacial Internacional (sigla em inglês: ISS)?
Ficamos bastante ocupados. Há muito trabalho a ser realizado a bordo. A tripulação também precisa manter a estação limpa, verificar equipamentos, manter e consertar ou substituir equipamentos quebrados. Os astronautas também realizam atividade física duas horas por dia para se manterem em forma e para manter seus músculos e ossos fortes. As vezes, precisam realizar as chamadas “caminhadas espaciais”, que nada mais são do que atividades realizadas do lado de fora da nave espacial, usando um traje especial que protege das intempéries do ambiente espacial, como a radiação excessiva. Trata-se de um trabalho duro, perigoso, mas a paisagem é incrível. As atividades extra-veiculares, como são também chamadas, ajudam a manter o funcionamento da estação espacial.

sts112-709-073k

Fonte: NASA

Quanto tempo vocês precisam treinar antes de ir ao espaço?
Os astronautas estão em constante treinamento para o voo espacial. O treinamento inicial envolve aprendizagem sobre os sistemas básicos da estação espacial, caminhadas espaciais, e operação do braço robótico. O candidato a astronauta continua esse treinamento enquanto aguarda designação para uma missão. Uma vez designado para um voo espacial, exige-se treinamento para sua missão, o qual pode durar até três anos. A duração do treinamento depende de quão complexas são as tarefas a serem executadas naquela missão específica. As missões para a estação espacial exigem que o astronauta fale russo, o que requer mais tempo de treinamento.

Que efeitos o voo espacial exerce sobre o corpo humano?
Um corpo ‘normal’ se adaptará ao ambiente ‘anormal’ do espaço de diversas formas. Imediatamente ao entrar em “gravidade zero”, os fluídos em suas pernas e na parte inferior de seu corpo se movem em direção a sua cabeça. De fato, você sente seu rosto mais inchada. Com exceção de ocasional dor de cabeça e congestão, os astronautas não se sentem incomodados com essa mudança dos fluídos. Alguns astronautas se sentem tontos e ficam com o estômago enjoado durante os primeiros dias de um voo espacial, na medida em que eles se acostumam com a gravidade zero. Depois de alguns dias, quase todos se acostumam à gravidade zero e gostam da experiência. Se o astronauta não se exercitar, seus ossos e músculos enfraquecerão. Durante seu retorno à Terra, o astronauta precisa se acostumar de novo à gravidade. Às vezes isso deixa a pessoa tonta. Depois de retornar de uma semana de voo, a readaptação pode levar um ou dois dias. Se o astronauta estiver retornando de uma missão de seis meses, pode levar diversas semanas para se sentir ‘normal’ de novo.

1035823main_iss032e011701_4x3

Fonte: NASA

Que tipo de comida o astronauta come?
Eles levam diversos tipos de comida ao espaço. Como eles não tem freezer, geladeira, fogão ou micro-ondas, a maior parte da comida já vai preparada, congelada, secada e empacotada a vácuo (o que significa que a água e ar foi retirada dela), ou ela se encontra termicamente estabilizada (significando tratada e empacotada para prevenir que estrague), de forma muito semelhante a comida de acampamento. Esses pacotes de comida congelada podem ser reconstituídos pela adição de água e então aquecidas em um pequeno aquecedor. Os astronautas não querem comida que soltem água porque a água flutuaria no espaço, pois se espalharia pela nave e poderia danificar equipamentos! Eles podem levar comida fresca, desde que comam logo no início da missão para evitar que estrague.

Banco de imagens da NASA

Fonte: NASA

Como se vai ao banheiro no espaço?
O vaso sanitário espacial tem algumas peculiaridades. Primeiramente, para não flutuar, você precisa se amarrar para sentar no assento. Isso o prende no assento, como um cinto de segurança que você usa no carro. Depois, o vaso sanitário espacial usa um sistema de sucção para ao invés de descarga. Assim, tudo o que for feito ali será sugado.

O que os astronautas fazem quando ficam doente no espaço?
Eles levam kits de primeiros socorros e alguns equipamentos médicos especiais ao espaço. Eles também são treinados para cuidarem da maioria dos problemas médicos de pequena gravidade. Não há um médico na maioria dos voos, mas todos os tripulantes são treinados em primeiros socorros e ressuscitação cardiopulmonar. Os astronautas podem conversar com médicos em solo caso precisem de ajuda. Se alguém ficar seriamente doente no espaço, eles podem realizar uma viagem de emergência de volta à Terra.

Compartilhe ...

E deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Miguel Medeiros